Sartor
Saúde

Alimentação consciente: O papel da nutrição no tratamento da obesidade

nutrição e obesidade

A obesidade é uma doença multifatorial, com diversos componentes que favorecem o seu desenvolvimento. Um dos principais é o que chamamos de “ambiente obesogênico”, que é o fácil acesso à ampla oferta de alimentos de alta densidade calórica e baixo valor nutricional.

Junto desse contexto, temos uma população cada vez mais sedentária em um ambiente que facilita isso com o uso de carros, escadas rolantes, elevadores, trabalhos que exigem horas na posição sentada, televisão, computador… Por esses e outros motivos, a obesidade tornou-se um problema de saúde com dimensões globais, afetando a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas.

Dada a importância e influência do ambiente nas escolhas alimentares, exploraremos o conceito de alimentação consciente e seu papel no combate à obesidade.

 

Você também pode gostar::: Problemas de sono em idosos

Alimentação consciente: O que é?

 

A alimentação consciente é uma abordagem que busca o estabelecimento de uma relação saudável com a comida, na qual desenvolve-se autonomia alimentar para que as escolhas alimentares sejam feitas de acordo com os sinais de fome e saciedade, vontades, ambiente, contexto social, entre outros aspectos que envolvem o ato de comer.

 

No comer consciente, o objetivo é prestar atenção enquanto se come, no que se come, por que se come. Isso envolve estar presente no momento, prestando atenção à textura, sabor, cheiro e temperatura do alimento. 

 

Mas além disso, prestar atenção aos sentimentos que o alimento traz à tona. Sendo assim, a alimentação consciente reconhece que a qualidade, quantidade e forma que se come são igualmente importantes e relevantes. 

 

 

O papel da alimentação consciente na perda de peso

 

Como mencionado, vivemos em uma sociedade com ampla oferta de alimentos hiper palatáveis e ricos em calorias, o que estimula o consumo excessivo. Dessa forma, aliado a diversos outros fatores, a alimentação tem um papel importantíssimo tanto no estabelecimento, quanto no tratamento da obesidade. 

 

A alimentação consciente entra nesse contexto entendendo que os alimentos, mesmo que com baixo valor nutricional e alto valor calórico, podem apresentar outros significados emocionais para os indivíduos. 

Por isso, entende-se que esses alimentos podem fazer parte de uma alimentação saudável em pequenas quantidades, desde que o indivíduo consiga identificar os motivos que estão gerando a busca por determinado alimento e entender quais emoções e sensações estão associadas ao seu consumo.

 

Nesse sentido, aliada à psicoterapia, a alimentação consciente busca promover o autoconhecimento para que seja possível realizar uma boa gestão das emoções sem que a alimentação seja uma válvula de escape para emoções negativas, gerando maior autonomia alimentar para que o indivíduo consiga discernir o momento certo (ou não) para consumir determinado alimento. 

 

 

 

Como praticar a alimentação consciente e evitar a obesidade, por exemplo:

 

  • Mastigue devagar: Comer devagar permite que o corpo registre a sensação de saciedade, dessa forma, diminuindo o volume ingerido.

 

  • Elimine distrações: Evite comer usando celular, em frente à TV ou ao computador. Ou seja, concentre-se na refeição.

 

  • Ouça seu corpo: Preste atenção aos sinais de fome e saciedade. Procure comer quando estiver com fome e parar quando estiver satisfeito. Tente entender se é fome ou se há algum sentimento por trás que está motivando a busca por alimentos.

 

  • Escolha alimentos nutritivos: Opte por alimentos ricos em nutrientes, como por exemplo, frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.

 

 

Agende sua consulta – Melissa Vaiser Malfate – Nutrição

 

Portanto, se você está lutando contra a obesidade e busca uma abordagem saudável e eficaz para o emagrecimento, agendar uma consulta com um nutricionista é um passo fundamental.
Aqui na Sartor podemos ajudá-lo a desenvolver um plano de alimentação consciente e personalizado, adaptado às suas necessidades e metas.

 

A obesidade é uma questão séria que requer atenção e cuidados adequados. 

Através da nutrição e da prática da alimentação consciente, é possível melhorar sua saúde e qualidade de vida. Agende uma consulta e comece sua jornada em direção a um peso saudável e equilibrado.

 

Roda_Pe_YT_Sartor

sobre

Melissa Malfate

Nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), com pós graduação em Nutrição Clínica voltada para o atendimento em consultório pelo GANEP Nutrição Humana. Durante a graduação procurou se envolver em diversas ligas acadêmicas para desenvolver e aprimorar o contato com o paciente. Realizou estágios na clínica cirúrgica do Hospital Universitário da USP e no ambulatório do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FMUSP). Atualmente atua em consultório promovendo um acompanhamento nutricional descomplicado e prazeroso. Tem como trabalho ser uma facilitadora do seu processo de cuidado e mudança.

Leia mais artigos

Ginecologia e Mastologia

Parto normal ou cesariana: qual a melhor alternativa?

Dra. Fernanda Santos Belém

Endocrinologia

Desvendando mitos sobre diabetes: O que realmente você precisa saber

Dra. Jéssica Okubo

Gastroenterologia

Qual é a diferença entre gastrite e úlcera?

Dra. Bianca Pocopetz Facas

Medicina do estilo de vida

Quais os principais tipos de cuidados com os idosos?

Dra. Isabela Akie Shin-Ike