Você já se perguntou qual é a diferença entre gastrite e úlcera? Essas condições gastrointestinais podem causar desconforto significativo, mas entender suas distinções é essencial para o diagnóstico e tratamento adequados.
Vamos explorar mais sobre essas condições e como diferenciá-las.
Você também pode gostar::: Quais os principais tipos de cuidados com os idosos?
Entendendo a gastrite e a úlcera
Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago, enquanto a úlcera é uma lesão que afeta camadas mais profundas da mucosa semelhante a uma “ferida”. Que pode acometer qualquer segmento do trato gastrointestinal (cavidade oral, esôfago, estômago, intestino, ânus).
Ambas podem ser causadas por fatores como infecções bacterianas, representada principalmente pela infecção pelo Helicobacter pylori e uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).
Sintomas e diagnóstico da gastrite e úlcera
Os sintomas dessas condições podem variar desde leves a intensos e guarda relação com variação do limiar de dor que é individual a cada ser humano. Motivo pelo qual toda dor abdominal deve ser cuidadosamente investigada. Mas no geral, esses pacientes podem experimentar sensação de empachamento, queimação e dor principalmente na região logo acima do umbigo, muitas vezes descrita pelos pacientes como “dor na boca do estômago”.
A dor pode apresentar algumas características que podem nos dar pistas para suspeitar de úlcera gástrica, como, por exemplo, piorar com o jejum e melhorar com alimentação. As úlceras podem evoluir com complicações como sangramento e perfuração, configurando atendimento de emergência.
A longo prazo, a gastrite por H.pylori pode evoluir para câncer gástrico. O médico geralmente faz o diagnóstico por meio de endoscopia digestiva alta, permitindo a visualização e biópsia, se necessário, da mucosa e lesões do esôfago, estômago e duodeno.
Tratamento e prevenção gastrite e úlcera
O tratamento para gastrite e úlcera varia de acordo com a causa. Portanto, se você tem dor ou desconforto abdominal, deve realizar uma consulta com um Gastroenterologista para investigar a causa e traçar o melhor plano terapêutico para o seu caso.
Além disso, mudanças no estilo de vida, como adotar uma rotina de alimentação saudável, gerenciamento do estresse, cessar tabagismo, evitar automedicação, podem ajudar no melhor manejo dessas condições.
DRA. BIANCA POCOPETZ FACAS – GASTROENTEROLOGIA
Agora que você entende melhor a diferença entre gastrite e úlcera, consulte um Gastroenterologista se estiver enfrentando sintomas recorrentes. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a aliviar o desconforto e melhorar sua qualidade de vida.
Se você gostou deste artigo, siga-nos nas redes sociais para mais informações sobre saúde gastrointestinal!