A Nefrolitíase, também conhecida como cálculo renal ou pedra no rim, é uma patologia muito comum na população. Geralmente acontece devido a uma combinação de fatores como o acúmulo de certas substâncias na urina, a falta de água para diluí-las, entre outros.
Por que as pedras nos rins se formam?
As pedras nos rins são o resultado de um processo de cristalização de certos sais comumente encontrados na urina, como Cálcio, Oxalato, Fosfato ou Ácido Úrico. Esses componentes químicos, quando em alta concentração, resultam em supersaturação, formando cristais (assim como acontece quando colocamos muito achocolatado para pouco leite: ele “empedra”!)
Em fases iniciais, esses cristais podem permanecer pequenos e passar despercebidos pela urina – você consegue eliminá-los facilmente, muitas vezes sem nem saber que está formando. Entretanto, caso se acumulem, podem se aglomerar e transformar em pedras maiores.
Clique aqui para agendar sua consulta
Sintomas das pedras nos rins e quando é hora de procurar um médico?
Geralmente as pedras começam a causar dor quando estão em movimento (saindo dos rins e indo em direção à uretra) ou quando entopem a via urinária.
Essa dor é conhecida como “cólica renal” e sua característica depende da localização das pedras:
- cálculos mais altos, ainda nos rins, costumam se manifestar com uma dor na região lombar, simulando uma dor nas costas
- caso estejam descendo o ureter, a dor pode se localizar na região abdominal baixa, próxima à virilha, podendo inclusive ser confundida com uma apendicite ou diverticulite
- cálculos baixos, na bexiga, se manifestam com dor na região púbica, muitas vezes com irradiação para os genitais ou para parte interna da coxa, e podem ser confundidos como uma infecção urinária
A cólica renal costuma ser intermitente, ou seja, ir e vir ao longo do dia. Casos mais leves costumam melhorar com analgésicos simples, que você pode tomar por boca em casa. Entretanto, casos mais graves podem cursar com febre, náusea e vômitos, precisando de medicação intravenosa para melhorar a dor.
Você pode gostar também::: Dor ou ardência ao urinar: quais são as possíveis causas?
Ao notar estes sintomas, procure atendimento médico para que seja prescrito o tratamento adequado e evite complicações.
O tratamento para pedras nos rins depende do tamanho, localização e composição dos cálculos. Alguns casos podem necessitar de medicações para ajudar na expulsão das pedras ou até mesmo procedimento cirúrgico para removê-las.
Mesmo após superado o episódio cólica renal, é crucial o acompanhamento com Nefrologista, pois aproximadamente metade dos pacientes que já tiveram um episódio têm chances de desenvolver um novo ao longo da vida (e existem tratamento direcionados para evitar a formação de novos cálculos)
Cuidar da saúde dos rins é de extrema importância! Eles são os responsáveis por filtrar as toxinas presentes no sangue e manter nosso organismo funcionando.
Se você está preocupado com sua saúde renal ou deseja mais informações sobre o assunto, clique no link abaixo e agende sua primeira consulta: