Sartor
Saúde

Quais são os sintomas de pedra nos rins?

Os sintomas de pedra nos rins são inconfundíveis por quem já passou por essa experiência. Afinal, relatos apontam que é um dos mais intensos episódios de dor que podemos sentir – comparável a dor do parto, de sangramento de aneurisma ou de pancadas.

Tudo porque o nosso organismo pode endurecer alguns cristais presentes na urina, formando e alojando essas pequenas formações em nossos rins ou ao longo dos canais da urina – as chamadas vias urinárias.

Agora que você já sabe o básico sobre o que são, vamos mais a fundo na questão? Ao longo deste artigo, vamos explicar quais são os sintomas de pedra nos rins. Boa leitura!

Quais são os sintomas de pedras nos rins?

Uma das queixas mais comuns, entre os sintomas de pedra nos rins, é a dor na região das costas — na lombar, especificamente, e de forte intensidade — que vai até o abdômen.

Mas não só isso. É possível agir rapidamente ao conhecer outros sinais desse tipo de problema. De acordo com o Departamento de Endourologia e Calculose da SBU, essa disfunção acomete cerca de uma a cada dez pessoas no Brasil.

A tendência é o aumento desses números dado o padrão de alimentação a que temos sido expostos, com altas quantidades de sais, e baixa ingesta de líquidos ao longo dos dias.

Além da dor nas costas ou no pé da barriga, veja, em seguida, os principais sintomas de pedra nos rins:

  • Infecções urinárias de repetição;
  • Sangue na urina (em pequenas quantidades ou em grandes quantidades, com coágulos;
  • Alteração no fluxo urinário, com interrupções com dor, urgência, etc;
  • Náuseas e vômitos;
  • Febre.

Como prevenir a condição?

Existem alguns fatores que devem ser observados para um diagnóstico mais preciso e melhor tratamento contra pedras nos rins.

No entanto, antes de entrarmos nos tratamentos, podemos trabalhar para reduzir os riscos de desenvolvimento desse quadro. Nesse sentido, confira, abaixo, algumas dicas que podem ser facilmente inseridas no seu dia a dia:

  • Aumento na ingestão de água diariamente — especula-se que a média de 2 a 3 litros por dia ajudam substancialmente a prevenir a formação das pedras nos rins;
  • Redução no consumo de sal e alimentos enlatados e embutidos que contenham conservantes com cloreto de sódio muita proteína animal;
  • Sucos naturais — os cítricos, principalmente — também são bem-vindos;
  • Inserção de atividades físicas com regularidade na rotina;
  • Manutenção do peso.

Isso ajuda a reduzir, sobretudo, o risco de desenvolver os sintomas da pedra nos rins, mas o acompanhamento médico é tão importante quanto as medidas preventivas.

Por meio dele, o diagnóstico e os melhores tratamentos para cada situação são apontados com precisão, inclusive no que diz respeito à medicação mais eficaz que poderia auxiliar na diminuição da recorrência.

Com isso, vale dizer que você não deve, em hipótese alguma, se automedicar. Aos primeiros sinais de pedra nos rins, procure atendimento especializado com seu urologista de confiança.

Conclusão

Profissionais qualificados e equipes multidisciplinares podem ser de grande ajuda nesses momentos, principalmente para diagnosticar e tratar condições como as pedras nos rins, levando em conta cada tipo de situação de maneira individual.

Para entender melhor como funciona esse cuidado próximo e focado, especificamente, nas características e necessidades de cada paciente, entre em contato conosco!

sobre

Sartor

Contamos com profissionais com formação de excelência, clínicos e cirurgiões dos melhores hospitais do país, com abordagem multidisciplinar desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais artigos

Saúde dos rins

Como as pedras nos rins se formam? E quando procurar um médico?

Dr. Guilherme P. Santa Catharina

Saúde dos rins

Dor ou ardência ao urinar: quais são as possíveis causas?

Dr. Guilherme Gentile

Saúde dos rins

Cirurgia para pedras nos rins: como é a recuperação?

Sartor

Saúde dos rins

Dor nas costas pode ser pedra nos rins ou nos canais da urina? Saiba quando isso acontece

Sartor