Sartor
Saúde

O que é apneia do sono e quais os sintomas?

Antes de saber o que é apneia do sono e quais os sintomas precisamos explicar um pouco sobre o sono, esse momento é extremamente importante para o ser humano, tanto que  passamos quase um terço de nossas vidas dormindo. 


Durante o sono ocorre o 
relaxamento da musculatura de todo o corpo para permitir o descanso, em algumas pessoas susceptíveis, esse relaxamento dos músculos na região do pescoço pode levar a uma diminuição da passagem do ar, causando roncos e apneia do sono.


Para entender 
o que é apneia do sono e quais os sintomas da condição, continue a leitura!

Afinal, o que é a apneia do sono?

O fechamento das vias respiratórias durante o sono ocorre por um desbalanço entre a força dos músculos que mantém nossa faringe aberta e a pressão negativa que fazemos ao inspirar o ar.

Quando o ar passar nessa região mais estreita do pescoço pode produzir roncos e quando não conseguimos manter o fluxo de ar adequado ocorre a apneia.

No momento que a interrupção da respiração acontece, nosso corpo percebe que estamos dormindo e não estamos respirando, isso desencadeia uma resposta através de uma descarga de adrenalina que faz com que deixemos os estágios mais profundos de sono, às vezes até chegando a acordar mesmo.

Esse sono mais superficial faz com que o tônus da musculatura retorne e a passagem do ar seja aberta novamente, até acontecer mais uma vez o relaxamento da região e um novo episódio de parada da respiração.

Como isso acontece diversas vezes por noite, o sono fica bastante fragmentado, prejudicando a qualidade de vida, já que é nos estágios mais profundos do sono que ocorrem os sonhos e esses estágios são extremamente importantes para o descanso, memória e aprendizado.

Entendeu o que é apneia do sono? Conheça quais são os sintomas a seguir!

Conheça os sintomas da apneia

Os sintomas da apneia do sono são:

  • Roncos;
  • Sono não reparador;
  • Sensação de acordar sufocado;
  • Despertares frequentes à noite;
  • Sono agitado;
  • Acordar cansado;
  • Dor de cabeça;
  • Sonolência durante o dia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda de memória.

O ronco por si só já pode ser um grande incômodo para quem dorme ao lado, levando inclusive a término de relacionamentos conjugais.

Além de entender o que apneia do sono e quais os sintomas que ela pode causar é preciso saber que mais do que afetar a qualidade de vida, também ocorre, em pessoas com apneia, o aumento do risco cardiovascular com maior chance de desenvolver pressão alta, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. A sonolência durante o dia também pode levar a acidentes de automóvel.

Para o diagnóstico é feito um exame chamado Polissonografia. Neste exame, o paciente dorme uma noite com um aparelho que possui diversos sensores para avaliar as fases do sono, o fluxo da respiração, a oxigenação sanguínea, os batimentos cardíacos e etc.

Com todos esses dados podemos classificar a gravidade da doença através do índice de apneia e hipopneia (IAH) em:

  • Leve: IAH entre 5 e 15
  • Moderada: IAH entre 15 e 30
  • Grave: IAH maior do que 30 


Dependendo do grau citado acima, da anatomia da garganta e face de cada paciente, 
pode ser proposto o melhor tratamento.

Quais são os tratamentos para apneia do sono?

Já falamos sobre o que é apneia do sono e quais os sintomas, vamos então entender como é possível tratá-la. Os tratamentos disponíveis atualmente visam facilitar a passagem de ar na região da garganta, impedindo o colapso e fechamento dessa passagem quando ocorre o relaxamento no sono. Basicamente temos 4 opções:

  • Aparelho intraoral de avanço mandibular: É um aparelho dentário móvel que o paciente coloca todas as noites para dormir e mantém o avanço da mandíbula para ganhar mais espaço na faringe;
  • CPAP (Continuous Positive Airway Pressure): É a sigla em inglês para o aparelho que joga ar com um pouco de pressão na respiração enquanto o paciente está dormindo. Ele consiste numa máscara que fica no nariz e/ou boca, conectada através de uma mangueira a um pequeno compressor de ar;
  • Fonoterapia: São exercícios para melhorar o tônus da musculatura da língua, boca e pescoço dificultando o fechamento da passagem de ar no sono;
  • Cirurgias: As cirurgias visam ganhar mais espaço na garganta normalmente através da retirada das amígdalas e algumas suturas que abrem mais a região. Existem ainda outras cirurgias que alteram a estrutura dos ossos face em casos específicos.

Procure um médico!

Agora que você já sabe o que é apneia do sono e quais os sintomas, é preciso entender que a apneia do sono piora com a idade e com o ganho de peso, por isso é tão importante que os pacientes mantenham seu peso dentro da faixa ideal.

Além disso, o tratamento correto indicado pelo Otorrinolaringologista contribui tanto para a melhora da qualidade de vida, através de um sono mais reparador e controle do ronco, quanto para diminuição do risco cardiovascular.


Vamos cuidar do seu sono? 
Entre em contato conosco!

sobre

Sartor

Contamos com profissionais com formação de excelência, clínicos e cirurgiões dos melhores hospitais do país, com abordagem multidisciplinar desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais artigos

Otorrino cirúrgica

Desvio de septo em crianças: Será que ele é a causa dos problemas de respiração?

Dr. André Alcantara Csordas

Otorrinologia

Disfagia (dificuldade de engolir): por que acontece?

Sartor

Otorrinologia

Sinusite crônica tem cura?

Sartor

Otorrinologia

Sinusite e rinite: quais são as diferenças?

Sartor