A mamoplastia de aumento ainda é o procedimento estético mais realizado no país, que consiste no implante de próteses de silicone nas mamas. Mas também existe o explante de silicone, que é justamente o caminho inverso do procedimento.
Ou seja: quando as pacientes desejam retirar os implantes.
Trata-se de um balanço curioso de tendências. Na mesma medida que 211.287 mamoplastias de aumento foram realizadas, 19.355 pessoas optaram pelo explante de silicone.
E os motivos para isso variam. Existe o apelo estético, impulsionado por quem não deseja mais ter os implantes, mas também pode ser uma decisão de saúde.
Ao longo deste post, vamos explorar os motivos pelos quais as pessoas podem decidir pelo explante de silicone. Confira!
Explante de silicone: o que é?
O principal objetivo desse procedimento é a remoção do implante mamário. E, como destacamos, as pessoas podem decidir por essa cirurgia em decorrência de dois fatores:
- decisão particular;
- necessidade por questões de saúde.
Além das próteses, o cirurgião pode remover outros elementos, como silicone decorrente de vazamentos do implante, por exemplo. Ou, ainda, da cápsula mamária, que é o tecido cicatricial formado após a mamoplastia de aumento.
Explante de silicone: para quem é indicado?
Existem algumas condições que vão além da insatisfação com os implantes, e que motivam as pessoas a buscarem o explante de silicone.
Uma delas é o endurecimento do tecido cicatricial. Isso costuma causar dor e desconforto e também pode alterar a aparência dos implantes — fenômeno conhecido como contratura capsular.
Outros motivos que exigem o explante de silicone são:
- episódios de dor associados — direta ou indiretamente — aos implantes;
- deslocamento de uma ou ambas as próteses de mamas;
- cálcio acumulado em torno dos implantes;
- vazamento do implante mamário;
- resposta autoimune à prótese;
- necrose ao redor do implante;
- doença do silicone (Síndrome ASIA).
A opção pela cirurgia também pode ser motivada pelas alterações naturais dos seios ao longo do tempo. O que, por sua vez, também interfere na aparência dos implantes.
Essa mudança pode ser decorrente do próprio envelhecimento, mas também ocorre durante a gravidez e a amamentação.
Dessa maneira, existem algumas questões que fazem as pessoas reverterem a mamoplastia de aumento. O que também serve de reforço para as pessoas realizarem, periodicamente, o check-up médico.
Por meio dele, existe um acompanhamento próximo e humanizado do seu estado de saúde e da sua qualidade de vida. O que pode até mesmo prever situações nas quais o explante de silicone pode ser necessário em curto, médio ou longo prazo.
Quer saber mais a respeito das próteses de silicone?
Independentemente dos motivos que levam você a reconsiderar as próteses de mamas, o explante de silicone deve ser feito com o acompanhamento de especialistas.
Dessa maneira, é possível entender todos os fatores associados a essa decisão. Inclusive, em detalhes que dizem respeito ao processo cirúrgico e também no pós-cirúrgico.
Entenda cada vez mais sobre o explante de silicone e também sobre outros temas relacionados às próteses de silicone acessando nosso outros artigos da Central Educativa!
Em caso de dúvidas específicas ou agendamento de consulta, entre em contato conosco!