Alguma vez você já se perguntou se aquela dor nas costas (dor lombar) pode ser pedra nos rins ou nos canais da urina (ureter, uretra)?
Essa é uma dúvida que deixa muitas pessoas em alerta e preocupadas. Existem diversos fatores que causam os cálculos renais, que vão desde pouca ingesta de líquidos até uma alimentação inadequada, até mesmo doenças de herança genética ou relacionada a outros órgãos do corpo que não os rins.
Geralmente, eles aparecem entre os 30 e 50 anos, impactando mais os homens do que as mulheres. Mas, a pedra nos rins pode se manifestar antes.
Por isso é importante que você conheça os principais sintomas e saiba como suspeitar quando a dor nas costas pode ser ocasionada por pedra nos rins ou nos canais da urina.
Nos próximos tópicos vamos nos aprofundar mais neste assunto. Continue a leitura e entenda as diferenças entre dor lombar de origem renal (advindas de pedras nos rins por exemplo) e dor lombar de origem muscular ou de coluna.
Dor nas costas pode ser pedra nos rins?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas já tiveram dor nas costas. Mas, apesar de ser uma condição bastante comum, nem sempre os problemas relacionados a ela são os mesmos.
Por exemplo, quando você está no supermercado e precisa carregar diversas sacolas pesadas. Neste caso você pode sentir uma dor passageira na região das costas. Ou ao final de um dia exaustivo sentado na maior parte do dia, é possível que suas costas fiquem mais doloridas. Inclusive, uma situação cotidiana que pode ser a causa da sua dor nas costas é o uso do computador. A postura errada pode trazer inúmeros problemas, assim como piorar outros já existente, como por exemplo a hérnia de disco.
Nos casos que mencionamos acima, a dor geralmente é gradativa. Ela aparece com o tempo ou é provocada por alguma situação extrema, como o excesso de peso ou um mal-jeito relacionado a uma mudança de postura ou durante esporte.
A seguir, vamos te mostrar em qual situação a dor nas costas pode ser um alerta de pedra nos rins.
Dor renal
A dor lombar de origem renal geralmente tem início imediato e unilateral.
Inclusive, essa é uma das suas principais características: ela se manifesta apenas em um dos lados e está relacionada ao aparelho urinário. Em raras ocasiões ela aparece dos dois lados.
Outra característica importante é o incômodo que o paciente sente. Nenhuma ou poucas ações aliviam a dor de origem renal. Ela tende a ser constante e isso também faz com que se diferencie em primeira vista de outras dores que vão e voltam, como cólicas intestinais.
Além da pedra nos rins, a dor renal também pode indicar uma infecção urinária ou outros problemas que causam cólica renal.
Entre os principais sintomas estão:
- Dor aguda e súbita, bastante intensa;
- Enjoo e ânsia de vômito;
- Dor que irradia para a região genital.
Esses sintomas nem sempre aparecem juntos. Por isso, fique atento principalmente à localização da dor e em como ela se manifesta.
Dor Lombar de Origem óssea ou Muscular
Aqui a dor inicia de maneira leve ou moderada. Diferente da dor renal, a mudança de posição, alongamentos e atividades físicas podem ajudar a aliviar a intensidade e o incômodo.
O esforço físico, posturas erradas, levantamento de peso em excesso estão entre as principais causas da dor lombar de origem óssea ou muscular.
Além disso, é bem provável que não seja necessária qualquer intervenção médica, já que medidas iniciais como repouso, tratamento da dor e gelo podem resolver o problema. Tudo vai depender da intensidade e do quanto essa dor está interferindo no seu dia a dia, além de claro, um bom diagnóstico feito pelo profissional médico.
Esteja atento aos sintomas!
Como vimos, nem toda dor nas costas é sinal de pedra nos rins ou nos canais da urina
Essa é apenas uma das possíveis consequências da dor de origem renal.
O cuidado com a saúde e alimentação são alguns dos fatores que fazem a diferença para prevenir esse tipo de problema.
Além disso, conhecer e estar atento aos sintomas é fundamental para procurar um profissional quando as dores surgirem.
Fazer exames quando recomendados também é um cuidado importante, principalmente para diagnosticar precocemente casos em que a dor começa leve, e há algo em apenas um dos lados – o que aumenta nossa suspeita para tal origem de dor.
A Sartor tem um time completo para detectar a causa da sua dor nas costas! Independente de ser cálculo renal (avaliado por nosso Urologista), ou dor de origem muscular (avaliado por nosso Ortopedista), estaremos ao seu lado no diagnóstico e tratamento.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e continue acompanhando nossos conteúdos pela nossa central educativa.