A sinusite crônica afeta a qualidade de vida de boa parte da população mundial. Para te ajudar a identificar a condição, vamos abordar neste conteúdo os sinais do distúrbio e explicar se há relação entre sinusite e dor de cabeça.
É importante mencionar que, além dos problemas no nariz e sistema respiratório, a sinusite é uma das principais causas de fadiga crônica. Acompanhe o conteúdo para saber mais detalhes sobre a condição e tirar suas dúvidas.
A sinusite
A sinusite é causada por um processo inflamatório no qual o funcionamento dos mecanismos naturais de limpeza do nariz se encontram alterados, dificultando a drenagem das secreções que são produzidas nos seios da face (espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio).
Entre as causas mais comuns da sinusite estão as condições que contribuem para o inchaço das membranas do nariz, como a rinite alérgica ou as infecções respiratórias.
O desvio de septo também é um fator que pode resultar em um quadro da inflamação, uma vez que as alterações e obstruções na estrutura nasal fazem com que as secreções fiquem presas.
Caso você tenha o costume de nadar, também é importante estar atento aos sinais. Mergulhar a cabeça na água pode fazer com que o líquido entre diretamente nos seios da face, tornando a área suscetível ao contato com bactérias. Inclusive, a infecção bacteriana é uma das principais causas da sinusite aguda, que tem como tratamento a drenagem dessa secreção.
A sinusite crônica se dá quando os sinais persistem por mais de 3 meses. Sendo um problema grave que necessita de tratamento. No entanto, se você tem picos de sintomas apenas de forma esporádica, o provável é que seja uma sinusite recorrente.
Sintomas: como identificar a sinusite crônica?
A sinusite acomete os seios da face, localizados na área central do rosto, e o sistema respiratório. Deste modo, os sintomas da doença costumam se manifestar na região da cabeça. É comum que o indivíduo sinta dores, febre, além da presença de secreções e inflamações nasais e na garganta.
No caso crônico, esses sinais persistem por mais de 12 semanas. E, quando a condição não é devidamente controlada, os sintomas se agravam, podendo atingir os olhos ou o cérebro.
Fique atento(a) aos sinais que indicam a condição:
- Sensação de nariz entupido ou congestão nasal;
- Saída de secreção do nariz, indo desde uma coriza mais clara até uma mais espessa;
- Sensação de secreção na garganta;
- Dor de cabeça e dor no rosto, principalmente na região dos maxilares (abaixo dos olhos) e na região da testa;
- Perda completa ou parcial do olfato;
- Tosse seca ou com secreção.
A sinusite crônica pode causar dor de cabeça?
Uma dúvida recorrente dos pacientes é se a sinusite e a dor de cabeça podem estar relacionadas. Em muitos casos, a condição crônica pode sim ser a causa das dores, embora seja importante lembrar que nem todo incômodo na região está ligado a ela.
Quando sinusite e dor de cabeça estão correlacionadas, é comum que o paciente sinta dores frequentes, normalmente na região da testa, como se houvesse uma pressão no local. Esses incômodos estão intimamente relacionados aos sintomas nasais. Ou seja, quando o nariz está mais entupido e com um fluxo de secreção intenso, a dor de cabeça costuma aparecer ou piorar.
No entanto, existem outras doenças que também possuem sintomas parecidos com os da sinusite. Para citar um exemplo, a COVID-19 apresenta sinais semelhantes, como problemas respiratórios e dores pelo corpo.
Dessa forma, é muito importante consultar um médico especialista, pois, nem sempre sinusite e dor de cabeça apresentam relação, e os incômodos podem estar ligados a outros problemas, como os neurológicos. E, reforça-se que, sem o diagnóstico adequado, o tratamento tem poucas chances de funcionar.
Tratamento para sinusite
A partir da avaliação de um otorrinolaringologista, é possível chegar ao diagnóstico correto. Depois disso, o processo de recuperação do paciente pode ser feito com medicações e, em casos mais graves, através de uma intervenção cirúrgica.
Diminuir o impacto que essa doença tem na qualidade de vida e produtividade de cada paciente é nosso maior objetivo. Se você apresenta algum dos sintomas descritos acima, ou sofre com dores de cabeça constantes, entre em contato conosco.