Sartor
Saúde

Quais são os sinais de alerta para o câncer de próstata? Sintomas, diagnóstico e tratamento

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum que afeta os homens no mundo todo. Ele é muito perigoso por não produzir sintomas nos estágios iniciais, por isso realizar os exames de rotina e conhecer os sintomas são fundamentais para um diagnóstico precoce.


Segundo o 
governo federal, cerca de 42 homens morrem diariamente devido ao agravamento da doença, enquanto uma média de 3 milhões convivem com o câncer.

Mas antes de falarmos sobre o câncer de próstata, é importante compreender o que é a próstata: ela é uma glândula que participa na produção do líquido do esperma, junto com as vesículas seminais. A próstata fica localizada logo abaixo da bexiga e, quando saudável, pesa cerca de 20 gramas.

Sintomas do câncer de próstata

Geralmente o paciente só irá sentir os primeiros sinais quando a doença já está em progresso. Dessa forma, é possível sentir:

  • Dificuldade em urinar
  • Dor ou desconforto ao urinar
  • Sangue na urina ou no sêmen
  • Dor nas costas, quadris ou pelve
  • Disfunção erétil

Embora esses sintomas possam indicar outras condições de saúde, é importante reparar que, em conjunto, são sinais de que o câncer de próstata está em desenvolvimento.

Diagnóstico do câncer de próstata

O diagnóstico de câncer de próstata pode ser feito através do exame físico e de exames complementares. O toque da próstata realizado na consulta de rotina é muito importante, pois permite que o urologista identifique alterações suspeitas que podem ser melhor investigadas através de exames.

Dentre estes exames, o antígeno específico da próstata (PSA), que é dosado no sangue, juntamente com a ressonância magnética da próstata são muito importantes na investigação. Por fim, a biópsia de próstata é o exame que confirma o diagnóstico de câncer, através da retirada de minúsculos fragmentos da próstata que são avaliados pelo médico patologista.

Vale ressaltar que em alguns casos ainda mais exames podem ser necessários para se chegar ao diagnóstico, por isso a participação e conversa com o urologista é fundamental!

Principais exames do check-up médico

Tratamento do câncer de próstata

O tratamento para o câncer de próstata depende do estágio e da gravidade da doença, e quanto mais cedo detectado, melhores as chances de cura.

As opções de tratamento podem incluir:

  • Prostatectomia: esta é uma cirurgia indicada para remover a próstata acometida pelo tumor. Ela pode ser realizada por via aberta, laparoscópica ou robótica.
  • Radioterapia: Este tratamento se baseia no uso de feixes de radiação para eliminar células cancerosas na próstata.
  • Terapia de bloqueio hormonal: a terapia é usada para diminuir os níveis de testosterona, hormônio responsável por promover o crescimento do tumor
  • Quimioterapia:  mais comumente usada em  casos avançados de câncer de próstata, também funciona no bloqueando sua progressão.


Para viver uma vida plena, é fundamental que os homens estejam conscientes da importância que tem o exame anual. Inclusive, a 
Sociedade Brasileira de Urologia defende que todos os homens  a partir dos 50 anos passem pelo exame de toque e PSA todos os anos para garantir um diagnóstico precoce. É importante lembrar que alguns homens têm risco aumentado para desenvolver câncer de próstata, e devem começar este check-up antes.

sobre

Dr. Guilherme Gentile

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2010, terminando a graduação em 2015 com a 98ª turma. Após o término da faculdade serviu como médico da Força Aérea Brasileira, e completou sua formação com as residências de Cirurgia Geral e Urologia também pela USP-SP. Hoje atua como chefe dos residentes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina na USP.

Leia mais artigos

Endocrinologia

Desvendando mitos sobre diabetes: O que realmente você precisa saber

Dra. Jéssica Okubo

Gastroenterologia

Qual é a diferença entre gastrite e úlcera?

Dra. Bianca Pocopetz Facas

Medicina do estilo de vida

Quais os principais tipos de cuidados com os idosos?

Dra. Isabela Akie Shin-Ike

Saúde cardiovascular

Qual o papel do anestesista durante a cirurgia?

Dra Gabriela Amaral