Você sabe qual a diferença entre mamoplastia e mastopexia?
As duas são técnicas cirúrgicas que visam aperfeiçoar o contorno corporal e estão entre as operações mais procuradas pelas brasileiras. No entanto, existem algumas diferenças entre os procedimentos, principalmente pela finalidade de cada um.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura!
Qual a diferença entre a mamoplastia e a mastopexia?
Os dois procedimentos têm como principal objetivo o aperfeiçoamento do formato das mamas. Entretanto, a principal diferença entre a mamoplastia e a mastopexia é que a primeira altera o volume das mamas, enquanto a segunda é capaz de posicioná-las e promover uma remodelação do seu formato.
Entenda mais detalhes sobre cada operação:
A mamoplastia de aumento
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP), a mamoplastia de aumento é a operação estética mais realizada no Brasil. O procedimento consiste no implante de próteses de silicone nas mamas, visando um aumento do volume.
A cirurgia é feita após consultas com um especialista. Esse profissional irá analisar o formato ideal das próteses levando em conta vários fatores. Entre eles, as expectativas de cada paciente.
Para a inserção das próteses de silicone, são realizadas pequenas incisões em áreas discretas do corpo da paciente. Os tipos mais comuns são:
- Periareolar: ao redor da aréola;
- Transaxilar: na região das axilas;
- Inframamária: logo abaixo das mamas.
O implante pode ser realizado, principalmente, de duas maneiras: atrás do músculo peitoral (submuscular) ou entre o músculo e o tecido das mamas (subglandular).
Mastopexia
Também conhecida como lifting de mamas, a mastopexia consiste na correção de flacidez da região mamária. O procedimento permite o reposicionamento das mamas, deixando-as mais altas e firmes.
A mastopexia é realizada sob o efeito de anestesia geral. O primeiro passo da remodelação é a incisão, feita geralmente ao redor da aréola.
Depois disso, o tecido mamário subjacente é elevado para melhorar a firmeza e aperfeiçoar o contorno da mama. Em seguida, o mamilo e a aréola são reposicionados para ficarem proporcionais. Para completar, a pele em excesso é removida, eliminando a flacidez e compensando a perda de elasticidade.
Entenda as diferenças
A principal diferença entre a mamoplastia e a mastopexia está no volume. O propósito do implante é aumentar o tamanho das mamas através da inserção de uma prótese de silicone.
Já no caso do lifting de mamas, não há aumento no volume. O objetivo da operação é reposicionar as mamas e remover o excesso de flacidez, garantindo o formato mais proporcional e o contorno definido das mamas.
Mamoplastia de aumento X Mastopexia: o que é melhor para você
Agora que você já sabe qual a diferença entre a mamoplastia e a mastopexia, já é possível ter uma ideia de qual técnica melhor atende às suas expectativas, certo?
Se o seu objetivo é aumentar o tamanho das mamas, o procedimento indicado é o implante de silicones. O método também é o ideal caso você tenha perdido volume mamário após uma gravidez ou para corrigir o formato de mamas desiguais.
No entanto, se o seu desconforto é em relação à flacidez ou ao aspecto “caído” das mamas, a mastopexia é a cirurgia mais indicada.
Caso você deseje mudar tanto o tamanho quanto o posicionamento de suas mamas, é possível realizar a mastopexia com prótese. Nesse caso, o silicone é inserido antes do processo de lifting das mamas.
Sempre consulte um especialista
Se tem algo que as duas cirurgias têm em comum é: você só deve fazer a operação para satisfazer os seus próprios desejos! Não é necessário mudar o seu corpo para agradar a vontade de outras pessoas. Trata-se de um procedimento para você se sentir mais segura e confiante consigo mesma!
Para entender mais sobre os procedimentos e saber qual é a real diferença entre a mamoplastia e a mastopexia, consulte um cirurgião plástico. Somente um profissional poderá dizer qual é a cirurgia que mais se encaixa com o seu perfil e que melhor atenderá às suas expectativas.
Se interessou pelo assunto? Conheça outros procedimentos estéticos na nossa central educativa!