Sartor
Saúde

As perguntas mais frequentes sobre cirurgia bariátrica

Vamos responder, de uma vez por todas, as perguntas mais comuns sobre cirurgia bariátrica!

Neste post, vamos desmistificar toda desinformação sobre o assunto e mostrar como esse tratamento cirúrgico é realizado, quais são os pontos de atenção e como funciona a recuperação dos pacientes.

Confira, abaixo, e entenda tudo o que gira em torno da decisão em realizar o procedimento, independentemente do tipo de cirurgia bariátrica.

As perguntas sobre cirurgia bariátrica que mais recebemos

É possível voltar a engordar após a bariátrica?

Essa é uma das perguntas mais comuns sobre cirurgia bariátrica e a resposta é que é sim, possível, recuperar o peso mesmo após realizado o procedimento.

Lembrando que a bariátrica não é uma cura, mas um tratamento. E como tal, ele deve ser acompanhado de perto pela disciplina e pelo comprometimento do paciente em seguir à risca as orientações do médico responsável e também se consultar com nutricionistas, além de adotar hábitos que promovam a manutenção do peso e da qualidade de vida como uma rotina de atividade física.

Mulheres podem engravidar após realizada a cirurgia?

Sim. Entretanto, a mulher que deseja engravidar após a cirurgia deve ficar atenta às recomendações médicas. Estima-se, por prevenção, que haja um intervalo de cerca de dois anos entre a intervenção e a gravidez.

É comum desenvolver depressão após a cirurgia bariátrica?

Isso é um mito e, também, costuma levantar muitas perguntas sobre a cirurgia bariátrica. O que acontece, na verdade, é que os casos de depressão podem estar associados a fatores direta ou indiretamente ligados à obesidade.

O acompanhamento psicológico é sempre indicado — antes e após a cirurgia — para compreender quais fatores estão desencadeando os sinais e sintomas da depressão.

Anemia é uma consequência comum no pós-operatório?

Em alguns casos isso é possível, sim. A causa está ligada às alterações que ocorrem durante o pós-operatório.

Entre elas, uma das mais comuns é a deficiência de ferro — cujos sintomas variam, mas tendem a ter a anemia como principal ocorrência.

Nesses casos, contudo, o tratamento é simples e efetivo, sendo necessária a reposição de ferro.

A mudança nutricional também é indicada se o paciente não consumir ferro suficiente. Existem exemplos múltiplos de alimentos que podem contribuir para a, como:

  • vegetais de tons escuros, como o espinafre, o agrião e a couve;
  • grãos, como o feijão e a lentilha, e também a soja;
  • carne branca e bovina, e também de mariscos;
  • cereais integrais;
  • frutas.

O paciente sente dores após a cirurgia?

Nas primeiras horas após o procedimento é comum que ocorram episódios de dor e náusea, mas são temporários.

No dia seguinte à cirurgia, o paciente é  encorajado a levantar e caminhar — e pode até mesmo ter alta hospitalar e voltar para casa. Após isso, existem cuidados para não incomodar a região afetada pelo procedimento e garantir uma cicatrização eficiente e adequada.

A cirurgia plástica é recomendada para o paciente?

Pode ser necessária, sim, e em casos com grande perda de peso percebida, pois excessos podem ocorrer em algumas partes do corpo.

Mas esse objetivo vai além do apelo estético, uma vez que esse tipo de cirurgia plástica também é considerado para corrigir eventuais dermatites, desequilíbrio e problemas na movimentação do paciente.

Portanto, a cirurgia plástica que tira o excesso de pele promove benefícios além da aparência estética.

Atenção, apenas, para o prazo mais recomendado para agendar uma cirurgia plástica após a bariátrica.

Especialistas indicam que o procedimento seja considerado a partir do momento em que ocorre a estabilização do peso — entre um e dois anos após a cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é a primeira opção de tratamento?

Não deve ser a primeira opção. Inclusive, entre as perguntas sobre cirurgia bariátrica, essa se destaca. É preciso levar em conta, primeiro, o histórico do paciente e as alternativas experimentadas para emagrecer, como dietas nutricionais, entre outras.

Existe algum quadro que impeça a realização da cirurgia bariátrica?

Existem condições que levantam o sinal de alerta, como:

  • doença crônica grave, como insuficiência cardíaca, cirrose ou problemas pulmonares;
  • dependência a alguma substância (como o álcool ou o tabaco).

Além disso, especialistas costumam indicar a cirurgia bariátrica para pacientes com graus severos de obesidade — o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 ou comorbidades associadas à obesidade são bons exemplos.

É preciso acompanhamento psicológico durante o tratamento?

Sim, e também de outros médicos especialistas. Nutricionistas, endocrinologistas, cardiologistas, psicólogos ou psiquiatras são alguns dos profissionais indicados para fazerem parte do tratamento de um paciente.

Em média, quantos quilos o paciente pode perder com a cirurgia bariátrica?

É esperado que o paciente perca em torno de 50% do excesso de peso, como consequência exclusiva da cirurgia. Essa perda de peso pode ser potencializada através da boa aderência às recomendações nutricionais e de atividade física, podendo o paciente chegar ao seu peso ideal durante o período considerado para a manutenção do peso — em média, até dois anos.

Vou poder comer de tudo após a recuperação completa?

Sim, uma vez passada a rotina de readaptação nutricional, após a cirurgia e a mudança de hábitos, é possível comer sem restrições de alimentos.

Conclusão

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a responder todas as suas perguntas sobre cirurgia bariátrica.

Mas saiba que você pode se informar ainda mais sobre o assunto por meio da nossa Central Educativa, que tem outros posts de grande relevância para o seu conhecimento!

Em caso de dúvidas específicas, não hesite em entrar em contato conosco!

sobre

Sartor

Contamos com profissionais com formação de excelência, clínicos e cirurgiões dos melhores hospitais do país, com abordagem multidisciplinar desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais artigos

Tratamento da obesidade

Cirurgia plástica pós-bariátrica: qual é o melhor momento para fazer?

Dr. Vitor Pagotto

Tratamento da obesidade

Cirurgia plástica pós-bariátrica: para que regiões é indicada?

Sartor

Tratamento da obesidade

Cirurgia bariátrica: como é o pós-operatório?

Sartor

Tratamento da obesidade

Cirurgia bariátrica: quem pode fazer?

Sartor