Você já ouviu falar ou sabe o que é uma cirurgia bariátrica? O procedimento, com origem nos anos 50, tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, principalmente, devido aos avanços de técnicas e tecnologias que o tornaram uma alternativa mais segura e eficiente no combate à obesidade.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o número de cirurgias bariátricas realizadas no país cresceu 84,73% entre os anos de 2011 e 2018.
Esse aumento bastante significativo de cirurgias bariátricas acompanha o crescimento dos casos de obesidade no Brasil. Além disso, comorbidades relacionadas ao excesso de peso, como diabetes, hipertensão arterial e problemas cardiovasculares, também atingiram níveis alarmantes nos últimos anos.
No entanto, é importante destacar que o aumento do número de cirurgias bariátricas também está relacionado à maior confiança da população em torno da operação.
Veja nesse artigo que preparamos o que é a cirurgia bariátrica, as principais técnicas e em quais situações ela é indicada. Acompanhe!
O que é cirurgia bariátrica?
Também conhecida como cirurgia de redução do estômago, a bariátrica é um procedimento que altera o sistema digestivo. A principal finalidade da operação é fazer com que o indivíduo perca peso para poder melhorar a sua qualidade de vida.
Alguns procedimentos são restritivos e limitam o quanto o indivíduo é capaz de comer. Outros são chamados de disabsortivos e alteram a capacidade do estômago de absorver os alimentos e nutrientes. Confira quais são as técnicas mais conhecidas:
Bypass gástrico
Trata-se da técnica bariátrica mais comum no Brasil, correspondendo a 75% das operações realizadas. Nesse procedimento, grampeia-se uma parte do estômago, com o objetivo de reduzir o espaço reservado para os alimentos. Durante essa cirurgia também é realizado um desvio intestinal, processo que traz um aumento da sensação de saciedade para o paciente.
O Bypass também é conhecido como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, pois a costura desviada do intestino fica com o formato da letra Y.
Gastrectomia vertical
A gastrectomia vertical, também conhecida como “sleeve” é um procedimento que transforma o estômago em um tubo, removendo até 80% do tecido original do órgão e reduzindo a capacidade do mesmo de receber alimentos.
Essa técnica é uma bariátrica restritiva e metabólica, já que ela é responsável por induzir a perda de peso e a melhor regulação da absorção de nutrientes.
Além disso, essa operação tem apresentado ótimos resultados no controle de doenças relacionadas à obesidade, como hipertensão arterial e diabetes.
Balão gástrico
A base dessa técnica é a inserção de um balão gástrico no estômago do paciente, reduzindo o espaço interno do órgão e diminuindo a ingestão alimentar.
O balão é inserido por meio de endoscopia, o que garante um procedimento bastante seguro. Ele é inflado através de soro fisiológico e de uma tinta conhecida como azul de metileno.
O procedimento para a inserção do balão é relativamente rápido, mas, o balão deve ser retirado em um período de 6 a 12 meses, dependendo de qual modelo foi implantado.
Além da perda de peso, essa técnica também auxilia no controle de certas doenças associadas à obesidade, como os problemas cardíacos.
Duodenal Switch e suas variantes
O processo se refere à associação entre gastrectomia vertical e desvio intestinal, o que reduz a absorção dos nutrientes e favorece o emagrecimento.
Nesse tipo de bariátrica, 60% do estômago é retirado. Além disso, é feito um atalho no intestino, reduzindo a capacidade de absorção do sistema digestivo.
Sendo um dos métodos bariátricos mais eficientes, é possível que o paciente perca de 75% a 85% do peso excessivo inicial logo após a cirurgia.
Quando é indicada?
A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes que se encontram com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima dos 40kg/m2 ou superior a 35kg/m2 com comorbidades. No entanto, a operação só é recomendada quando o indivíduo não consegue perder peso através de práticas como exercícios e reeducação alimentar.
Por ser uma cirurgia que tem se popularizado e ganhado destaque nos últimos anos, é preciso ter atenção na escolha do profissional que realizará o procedimento. Certifique-se de que se trata de um cirurgião qualificado, que consiga atender às suas necessidades particulares, dando o suporte necessário tanto no pré, quanto no pós-operatório.
Conseguiu entender melhor o que é uma cirurgia bariátrica? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.