A cirurgia para pedras nos rins é por vezes indicada quando essas formações endurecidas (ora nos rins, ora nos canais da urina – as vias urinárias) passam a incomodar a pessoa ou ocasionar problemas maiores como infecções ou sangramentos. Afinal, muitas vezes o acúmulo desses cristais naturalmente existentes na urina — que formam as pedras — passa despercebido por nós.
Quando a intervenção é indicada pelo médico especialista, é comum que tenhamos dúvidas sobre o assunto, como a recuperação após o procedimento.
E, neste post, vamos esclarecer todos os pontos-chave para que você entenda, completamente, todo o processo de recuperação após uma cirurgia para pedras nos rins!
Como é a recuperação da cirurgia de pedra nos rins
Se você ainda não sabe o que são pedras nos rins, se tratam de cristais presentes na urina que, acumulados, podem endurecer e gerar sintomas de desconforto, como infecção urinária (e sangue na urina, em alguns casos), febre, alteração no fluxo urinário e vômitos.
Isso ocorre porque as pedras nos rins se originam a partir do acúmulo em quantidade maior que o normal de elementos já presentes na urina (como cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, entre muitos outros), de distúrbios metabólicos do ácido úrico. Por algum tipo de obstrução nas vias urinárias, ou por alterações anatômicas, ou do funcionamento do mecanismo de filtração do rim (problema nefrológico).
Tendo sido diagnosticado o problema e a cirurgia para pedras nos rins indicada pelo médico especialista, a recuperação tem alguns fatores em comum:
- Período de interação é geralmente curto. Para cirurgias que não fazemos corte, e tratamos a pedra através da navegação dos canais de urina e uso de laser, geralmente a alta é no mesmo dia, após a recuperação da anestesia;
- Para casos de urgências, por motivos de infecção, é esperado por volta ao menos, 24 horas (varia de acordo com o tipo de cirurgia para pedras nos rins) para observação do paciente;
- Tratamento por meio de analgésicos em episódios de dor (mais comum na região lombar), além de remédios para cólica como escopolamina ou para gases como luftal;
- Atenção nutricional, evitando o consumo de alimentos muito pesados no pós-operatório, que possam dar náusea a pessoa;
- Repouso relativo de 1 a 3 dias, isso é, pode-se executar atividades usuais, inclusive laborais, que não envolvam atividades físicas, carregar peso, exposição solar intensa.
E para você que já sabe como é o tratamento para pedra nos rins, explicaremos a seguir o processo de recuperação!
Cirurgia de cálculo renal a laser
Conhecida também como ureterorrenolitotripsia flexível (quando a pedra está no rim) ou ureterolitotripsia semirrígida (quando a pedra está no ureter),, a cirurgia é realizada com o auxílio de uma câmera e de uma fibra laser para pulverizar os cálculos renais — que são recolhidos posteriormente por outro instrumento minúsculo.
O processo de recuperação para esse tipo de cirurgia para pedras nos rins consiste em:
- Alta hospitalar rápida (às vezes, no mesmo dia);
- Recomendação de retornar às atividades em 3 a 5 dias, aproximadamente.
Lembrando que, acima, mencionamos as outras etapas de recuperação que são indicadas para todos os tipos de cirurgia para pedras nos rins.
Cirurgia com pequeno corte
A nefrolitotripsia percutânea é mais indicada para casos em que as pedras nos rins têm geralmente mais do que 15 mm.
Uma pequena incisão é realizada nas costas. Uma câmera é inserida para orientar o médico, que fragmenta o cálculo renal através de um dispositivo ultrassônico ou pneumático.
A recuperação para esse tipo de cirurgia para pedras nos rins demanda geralmente internação de 2 ou 3 dias. Já o período de atenção e retomada lenta à rotina pode levar de dias a semanas.
Só então as atividades físicas começam a ser gradualmente reinseridas nos hábitos cotidianos do paciente.
Fale conosco sobre a recuperação da cirurgia para pedras nos rins
Deve ter dado para perceber que a recuperação desse tipo de procedimento varia muito — tanto das características de cada paciente quanto do método adotado para fragmentar o cálculo renal.
Contudo, seguir as recomendações médicas é de grande importância para garantir uma recuperação gradual. Inclusive, no que diz respeito à escolha do melhor tipo de cirurgia para pedras nos rins em cada situação junto com seu Urologista de confiança
Aqui, na Clínica Sartor, existe uma integração entre diversas especialidades para avaliar as melhores condições de tratamento para cada paciente.
Isso certamente traz vantagens múltiplas para uma recuperação eficiente após a cirurgia para pedras nos rins, independentemente de qual seja.
Para saber como podemos te ajudar, entre em contato conosco e agende uma consulta!