Sartor
Saúde

Cirurgia plástica pós-bariátrica: para que regiões é indicada?

A cirurgia bariátrica é uma importante alternativa para pacientes cujo excesso de peso é um problema de saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a quantidade de procedimentos realizados anualmente no Brasil apresentou um crescimento significativo na última década, atingindo quase 100 mil cirurgias a cada ano.


Os pacientes em busca dessa cirurgia devem ser conscientes da importância de se realizar um atendimento integrado, isto é, com diversas especialidades médicas atuando em conjunto. Assim, a cirurgia plástica pós-bariátrica é uma importante etapa no tratamento, não apenas pela importância estética, mas principalmente pela capacidade em promover melhora acentuada na qualidade de vida. A 
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estima a realização de cerca de 200 mil cirurgias anualmente, proporcionando muitos benefícios aos pacientes. 

Consequências da cirurgia bariátrica no corpo

Um dos objetivos da cirurgia bariátrica é promover a perda de aproximadamente 50% do excesso de peso. Com isso, é comum pacientes submetidos a esse procedimento reclamarem tanto do excesso de pele residual quanto da perda de volume em determinadas regiões. Esses excessos e dobras de pele podem provocar irritações e até feridas, e muitas vezes as pessoas não se sentirem bem com o próprio corpo.

Principais regiões que a cirurgia plástica pós-bariátrica pode ajudar

Abdome

A barriga é muitas vezes a principal queixa de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. Apesar da importante perda de peso, a dobra da pele na altura da cintura é um fator importante desconforto, seja pela irritação que o contato contínuo promove ou mesmo pela questão da aparência. Assim, a abdominoplastia é um procedimento que não apenas retira esse excesso de pele, mas que também promove a melhor definição da cintura, a suspensão do púbis e o tratamento da diástase dos músculos reto abdominais, quando presente.

Mama


Em mulheres, por outro lado, as mamas também são uma fonte constante de preocupação. A perda de volume e o excesso de pele resultam em mamas caídas, que podem interferir com a autoestima e a feminilidade. Assim, em alguns casos, apenas a suspensão da mama para o local adequado com a respectiva retirada de pele, chamada normalmente de mamoplastia ou mastopexia, pode não ser o suficiente para restaurar a forma ideal. Por isso, muitas vezes o 
uso de implantes de silicone podem ser necessários para se atingir o resultado desejado. 

Braços

Os braços podem também sofrer com a perda de peso acentuada. O excesso de pele resultante pode ser desconfortável com o uso de certas roupas. Além disso, levantar ou balançar o braço, como fazemos ao acenar ou dar “tchau”, muitas vezes é uma situação embaraçosa, devido ao movimento que esse excesso de pele faz. Assim, a cirurgia plástica pós-bariátrica promove a retirada desse excesso de maneira que a cicatriz fique escondida entre o braço e o tronco.

Coxas

A perda de peso também afeta as coxas, resultando no contato da pele entre os dois lados da coxa, o que pode gerar desconforto, irritação e assaduras. Então, o tratamento dessa região costuma combinar tanto a retirada da pele quanto a realização de lipoaspiração, para promover um melhor resultado.

Glúteos


A perda de volume e a queda na região dos glúteos é frequentemente uma preocupação entre as mulheres, dependendo da intensidade dessas alterações, o tratamento pode consistir apenas na reposição do volume através de lipoenxertia ou até mesmo na suspensão da região glútea. 

Face


A face é uma das principais regiões do corpo afetadas pela perda de peso, promovendo um aspecto de envelhecimento e cansaço. As cirurgias de 
lifting facial para a retirada do excesso de pele associadas a reposição de volume com lipoenxertia são uma das principais ferramentas para restaurar a autoestima e confiança de pacientes. Essa cirurgia plástica pós-bariátrica é cada vez mais solicitada pelos pacientes atualmente, principalmente a partir dos 40 anos de idade.

Com tantos procedimentos possíveis, quanto tempo levarei para finalizar a minha reconstrução?

Apesar de a cirurgia plástica pós-bariátrica poder ser realizada em diversas regiões do corpo para promover a melhora estética e do bem-estar, elas não precisam ser realizadas individualmente, dependendo das condições de saúde do paciente.

Associar duas ou até três cirurgias pode ser possível em determinadas situações, o que minimiza o tempo de afastamento das atividades e acelera a finalização da reconstrução.

Como programar sua cirurgia plástica pós-bariátrica?

Se você se interessou pelo assunto, entre em contato com os profissionais especializados em cirurgia bariátrica da Sartor e marque uma consulta!

Contamos com uma equipe de profissionais especializados nas mais diversas áreas de atuação da saúde prontos para te atender!

sobre

Sartor

Contamos com profissionais com formação de excelência, clínicos e cirurgiões dos melhores hospitais do país, com abordagem multidisciplinar desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais artigos

Tratamento da obesidade

Cirurgia plástica pós-bariátrica: qual é o melhor momento para fazer?

Dr. Vitor Pagotto

Tratamento da obesidade

As perguntas mais frequentes sobre cirurgia bariátrica

Sartor

Tratamento da obesidade

Cirurgia bariátrica: como é o pós-operatório?

Sartor

Tratamento da obesidade

Cirurgia bariátrica: quem pode fazer?

Sartor