Sartor
Saúde

Cirurgia plástica pós-bariátrica: qual é o melhor momento para fazer?

A bariátrica é um procedimento cirúrgico que prevê a perda de peso em indivíduos com obesidade Após este procedimento, uma cirurgia plástica pode ser necessária para reduzir a flacidez ou o excesso de pele decorrentes do emagrecimento.

Porém, existe um prazo que devemos obedecer antes de uma cirurgia plástica. Isso porque, primeiramente o seu corpo precisa se recuperar da cirurgia bariátrica e durante esse processo você passará alguns meses perdendo peso.

E para descobrir quando é o melhor momento para passar por uma cirurgia plástica, continue esta leitura!

Cirurgia plástica após a bariátrica: quando fazer?

Os pacientes que perdem peso através da bariátrica, em modalidades como bypass gastrointestinal, banda gástrica, sleeve gástrico, ou outras modalidades, podem enfrentar o problema do excesso de pele e flacidez. Nesse sentido, além do tempo de recuperação, a maioria dos cirurgiões aconselha os pacientes a  esperarem até atingirem um peso estável e saudável. 

E essa estabilização pode levar entre 12 até 18 meses após a cirurgia.

Mas como saber se o peso está estável?

Geralmente, consideramos o peso como estável quando ele não tem grandes alterações por um período entre três até seis meses.

Você pode gostar também::: As perguntas mais frequentes sobre cirurgia bariátrica

Como atingir a estabilização de peso pós cirurgia bariátrica?

Logo após o procedimento, você provavelmente sentirá uma mudança drástica quanto à saciedade e a quantidade de alimento que consegue ingerir.


Por isso, é imperativo que o paciente 
pós-bariátrica tenha um acompanhamento nutricional. Dessa forma, é importante que você passe por um processo de reeducação alimentar. Isso amplia sua compreensão sobre a relevância em consumir alimentos nutricionalmente ricos ao invés de alimentos em grandes quantidades. 

E comer de forma equilibrada será fundamental para que você perca peso de forma saudável!

Além disso, com a perda progressiva de peso, você deve incluir exercícios físicos na sua rotina. Isso ajuda não só no emagrecimento, mas na melhora da composição corporal e contribui para melhorar os resultados da cirurgia plástica.

Passar por uma cirurgia bariátrica é o sonho de muitas pessoas que sofrem com a obesidade. Porém, o medo da flacidez excessiva pode ser também assustador. Nós acreditamos que, através do acesso à informações relevantes e da orientação correta, o processo todo pode acontecer de forma mais leve e descomplicada.


E se você deseja ver mais conteúdos como este, inscreva-se no nosso canal no 
Youtube!

sobre

Dr. Vitor Pagotto

Graduado em Medicina pela USP. Concluiu as residências de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica também na USP, após aprovação em 1º lugar no processo seletivo. Foi Preceptor do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), onde atua como médico voluntário e desenvolve atividades de pesquisa de Doutorado com células-tronco de gordura da lipoaspiração. Complementou a formação nos Estados Unidos na Harvard University e na University of Michigan, com foco em Cirurgia Plástica da face, mama, contorno corporal e reconstruções complexas. Finalizou Fellowship no instituto Tonnard & Verpaele (Bélgica) com foco em rejuvenescimento facial. Atualmente, também é membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CREMESP.

Leia mais artigos

Tratamento da obesidade

Cirurgia plástica pós-bariátrica: para que regiões é indicada?

Sartor

Tratamento da obesidade

As perguntas mais frequentes sobre cirurgia bariátrica

Sartor

Tratamento da obesidade

Cirurgia bariátrica: como é o pós-operatório?

Sartor

Tratamento da obesidade

Cirurgia bariátrica: quem pode fazer?

Sartor