A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para corrigir a flacidez abdominal e eliminar o excesso de pele e gordura na região abdominal. Esta é uma opção para pessoas que sofrem com gordura abdominal localizada, ou para aquelas que têm excesso de pele após perda significativa de peso.
Ainda, esta pode ser uma indicação para mulheres que passaram por gestações. Inclusive, sempre recomendo que a mulher opte pela cirurgia após ter as gestações que desejar. Assim garantimos o melhor aproveitamento dos resultados!
Como funciona uma abdominoplastia?
A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura cerca de 2 a 5 horas, dependendo da complexidade do caso. Durante a intervenção, o cirurgião faz uma incisão abaixo da linha da cintura, na região abdominal, escondida sob a linha da roupa íntima ou de banho. Após isto, ele retira o excesso de gordura e pele, e reposiciona os músculos abdominais para melhorar a aparência e a firmeza da barriga.
O período pré-operatório inclui uma avaliação médica completa, com exames laboratoriais e cardiológicos para avaliar a aptidão do paciente para a cirurgia. E para garantir o melhor resultado possível, é importante seguir as recomendações do cirurgião, incluindo dieta e medicamentos.
Já no pós-operatório, é comum sentir desconforto e inchaço na região abdominal, o que é tratado com medicamentos prescritos pelo cirurgião. Nesse sentido, você irá passar por um período de repouso, evitando esforços físicos e usando cinta abdominal modeladora.
A cinta funciona como uma barreira protetora contra agentes externos, garantindo a segurança dos pontos e evitando lesões. Além disso, ela auxilia na melhora dos resultados.
Você também pode gostar: Cirurgia plástica pós-bariátrica: qual é o melhor momento para fazer?
Para quem é indicado este procedimento?
A abdominoplastia é indicada para pessoas com excesso de pele abdominal e gordura, diástase, flacidez muscular pós perda de peso ou gestação. Mas ela também pode ter um valor estético para quem busca melhorar a autoestima e a aparência física. No entanto, é importante destacar que a cirurgia não é uma solução para obesidade e não deve ser considerada como uma alternativa à dieta e exercícios.
Cito este ponto aqui porque muitas pessoas confundem cirurgias como a abdominoplastia – e até mesmo a lipoaspiração -, como alternativas a um processo de emagrecimento.
Quais as contraindicações?
Algumas contraindicações para a realização da abdominoplastia incluem pacientes com doenças cardíacas graves, diabetes não controlada, infecções ativas, gravidez ou amamentação. Além disso, fumantes devem parar de fumar antes da cirurgia, pois o tabagismo aumenta o risco de complicações e compromete a cicatrização.
Espero que você tenha encontrado as respostas para suas dúvidas sobre este procedimento tão importante! E caso você queira saber melhor como este procedimento pode ajudá-lo a melhorar sua autoestima e bem-estar, o link para agendar uma consulta está disponível abaixo.