A população mundial está envelhecendo, e no Brasil não é diferente. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2019, já viviam no Brasil cerca de 32,9 milhões de idosos e esse número só cresce.
Pessoas com sessenta anos ou mais já são mais numerosas que crianças com até 9 anos de idade, o mundo provavelmente já tem mais avós do que netos!
Nesse cenário, é natural – e importante – que passemos a pensar com mais carinho no envelhecimento e muitas pessoas apresentam a seguinte dúvida: “Geriatra cuida de que?”
O geriatra é o médico especialista e responsável pelo cuidado do paciente durante todas as etapas do envelhecimento e das condições que podem ocorrer paralelamente a este processo.
Afinal, “geriatra cuida de que”?
O senso comum é de que essa especialidade se refere ao tratamento e à reabilitação de doenças mais comuns aos idosos, como alterações de memória e demência, quedas e fraturas, incontinência urinária. No entanto, um dos pilares do cuidado praticado pelo geriatra também é a promoção à saúde e ao envelhecimento saudável.
É importante entender que doenças, embora frequentes, não fazem parte do envelhecimento normal e muitas delas podem ser prevenidas com o acompanhamento adequado com o geriatra.
Alguns dos exemplos de promoção à saúde são atualização da carteira vacinal do idoso (como as vacinas contra pneumonia, contra influenza, contra hepatite B, contra o herpes zoster, contra o tétano e contra a difteria), prevenção de doenças com orientações quanto à alimentação, hábitos saudáveis (evitar o tabagismo, o etilismo, e quando ocorrerem auxiliar na cessação desses hábitos se for um desejo do paciente), prática de atividade física (exercícios aeróbicos, resistidos, de flexibilidade e de equilíbrio), de atividades sociais e de lazer (atividades de leitura, dança, esportivas, trabalhos manuais, jardinagem, viajar, conversar com amigos são alguns dos exemplos).
O envelhecimento é um processo que se inicia desde o momento em que nascemos e o que fazemos a cada dia importa na somatória final desse processo. Portanto, quanto antes você pensar na forma como quer envelhecer de acordo com suas preferências e particularidades, mais tempo você terá para se preparar e se cuidar para que tudo ocorra da melhor forma possível.
Procure um geriatra!
Se alguma vez você já se perguntou: “o geriatra cuida de que?”, agora possivelmente essa resposta ficou mais clara. Ninguém envelhece do mesmo jeito, portanto, o acompanhamento geriátrico permite a atenção à individualidade e à particularidade de cada pessoa, com ênfase no seu bem estar físico e psicológico, de forma promover o melhor envelhecimento possível levando em conta a biografia de cada um, seus princípios e seus valores.
O geriatra pode te ajudar a viver mais e melhor, procure o seu assim que você começar a pensar no seu envelhecimento!
Saiba mais na nossa central educativa!