A doença de Alzheimer (DA) é a causa mais comum de demência e uma das principais fontes de morbidade e mortalidade no envelhecimento da população.
No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas.
Afinal, o que significa Alzheimer de início tardio?
A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência de início tardio, que é definida pela idade de início de 65 anos ou mais. A incidência e prevalência da DA aumentam dramaticamente com a idade. Aproximadamente 80% dos pacientes com DA têm mais de 75 anos.
Quais são os fatores de risco?
Estudos de base populacional fornecem fortes evidências de que a DA de início tardio está relacionada ao estilo de vida, comorbidades e fatores ambientais.
Fatores de risco vasculares, distúrbios do sono e lesão cerebral traumática estão associados a um risco aumentado de DA de início tardio, enquanto o aumento da atividade cognitiva e física ao longo da vida reduz o risco da doença.
Comorbidades:
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Distúrbios do colesterol (dislipidemia);
- Distúrbios do sono (insônia, apnéia obstrutiva do sono);
- Injúria cerebral traumática.
Fatores de proteção:
- Anos de educação formal;
- Atividade física regular;
- Atividades sociais;
- Dieta balanceada.
A base genética da DA de início tardio é mais complexa que a de início precoce, com uma taxa de herdabilidade de 60 a 80%.
O fator de risco genético mais firmemente estabelecido para DA de início tardio é a APOE; portadores de um alelo e4 têm duas a três vezes mais chances de desenvolver DA em comparação com não portadores, e aqueles com dois alelos e4 têm chances aproximadamente 8 a 12 vezes maiores.
A força da associação pode ser modificada por vários fatores, incluindo sexo, raça e fatores de risco vascular.
Apesar disso, o exame para detecção da APOE atualmente não é recomendado na avaliação clínica de pacientes com suspeita de DA, uma vez que o gene simplesmente representa um fator de risco, ou seja, a presença dele não necessariamente indica o desenvolvimento desta doença.
Quais são os sintomas?
A doença de Alzheimer de início tardio se apresenta comumente com um comprometimento progressivo da memória, principalmente memória episódica (esquecimento de eventos recentes, repetitividade, esquecer compromissos, por exemplo).
Além disso, a doença de Alzheimer de início tardio pode acometer também a linguagem (dificuldade para encontrar palavras, por exemplo), funções executivas (dificuldade para tomar decisões ou para resolução de problemas, por exemplo) e comprometimento visuoespacial (como se perder retornando para casa).
O paciente com doença de Alzheimer também costuma apresentar alterações comportamentais ou psiquiátricas como depressão, ansiedade, irritabilidade, agitação ou apatia.
Adote hábitos saudáveis!
A doença de Alzheimer de início tardio é a principal causa de demência tardia e um importante problema de saúde pública. Por se tratar de uma doença que não tem cura, adotar hábitos saudáveis para reduzir seu risco é fundamental.
Se quer saber mais sobre esse ou outros assuntos relacionados, acesse nossa central educativa ou entre em contato para marcar uma consulta!