Sartor
Saúde

Dor ou ardência ao urinar: quais são as possíveis causas?

A disúria – que significa sensação de dor ou ardência ao urinar – pode ser um sintoma de uma variada gama de doenças como infecção urinária, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), pedra nos rins, entre outros.

Antes de mais nada, é válido esclarecer aqui que sentir dor ou ardência na hora de urinar nunca é algo normal. A disúria sempre vem acompanhada de alguma alteração no sistema urinário e não deve ser ignorada.

Por isso, se você está tendo este sintoma, é hora de falar com o urologista e prevenir o agravamento do seu quadro:

Clique aqui para agendar sua consulta

O que causa a sensação de dor ou ardência ao urinar?

Como você viu no início deste artigo, as causas para esse desconforto são diversas, por isso, vamos agora conhecer as principais:

  • Infecção urinária:

Esta é uma condição muito comum, principalmente nas mulheres, e que conseguimos resolver sem grandes complicações quando diagnosticada cedo. Ela é causada por bactérias que se alojam no trato urinário e afetam a bexiga. Porém,  quando não é adequadamente tratada, pode afetar também os rins causando complicações graves.

Dentre os sintomas da infecção urinária temos: dor ou ardência ao urinar, sensação de que você ainda precisa urinar mesmo após ter ido ao banheiro, aumento da frequência urinária, dor na região da bexiga.

  • ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis

Infecções sexualmente transmissíveis como clamídia, gonorreia ou tricomoníase também podem fazer com que você sinta ardência ao urinar.

Os principais sintomas da gonorreia e clamídia incluem dor na região do ventre baixo, corrimento amarelado pela uretra, dor pélvica, dor na relação sexual e sangramento.

  • Pedra nos rins

Causadas pelo acúmulo de certos tipos de sais na urina, as pedras podem se alojar no trajeto da urina bem próximos à bexiga, onde podem desencadear sintomas como a disúria.

Além dos sintomas urinários, as pedras podem causar dor lombar forte, náuseas e sangramento na urina. Nestes casos a avaliação por um médico deve ser feita de urgência, evitando possíveis complicações graves.

Você pode gostar também: Cirurgia para pedras nos rins: como é a recuperação?

Como prevenir a dor ao urinar?

A prevenção sempre começa quando temos acesso à informações de qualidade e de fontes confiáveis.

Nesse sentido, sempre ter relações sexuais seguras – com o uso de preservativo -, beber bastante água, evitar “segurar” a vontade de urinar e ter boa higiene íntima são fatores findamentais para prevenir a dor ao urinar.

E se você encontrou as informações que buscava neste artigo, conheça também o canal no Youtube da Sartor! Por lá ajudamos você a cuidar melhor da sua saúde:

sobre

Dr. Guilherme Gentile

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2010, terminando a graduação em 2015 com a 98ª turma. Após o término da faculdade serviu como médico da Força Aérea Brasileira, e completou sua formação com as residências de Cirurgia Geral e Urologia também pela USP-SP. Hoje atua como chefe dos residentes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina na USP.

Leia mais artigos

Saúde dos rins

Como as pedras nos rins se formam? E quando procurar um médico?

Dr. Guilherme P. Santa Catharina

Saúde dos rins

Quais são os sintomas de pedra nos rins?

Sartor

Saúde dos rins

Cirurgia para pedras nos rins: como é a recuperação?

Sartor

Saúde dos rins

Dor nas costas pode ser pedra nos rins ou nos canais da urina? Saiba quando isso acontece

Sartor