A sinusite crônica é com certeza uma condição muito desagradável. Dor de cabeça, congestão nasal e cansaço acompanham essa patologia provocando desconforto e irritação em quem sente esses sintomas.
Mas se dissermos que existe cirurgia para resolver este tipo de problema, você faria?
Já adiantamos que ela existe, e é indicada para casos de sintomas prolongados. Você não está só nessa batalha: a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) acredita que entre 15 e 20% da população mundial sofre de sinusite crônica.
E para saber se você se enquadra no perfil indicado para o procedimento e sair dessa estatística indesejável, um especialista faz toda a diferença para acompanhar o seu caso.
Daí a importância em saber mais sobre o assunto. E é por isso que convidamos você a conferir os tópicos abaixo para entender como funciona a cirurgia para sinusite crônica!
Sinusite crônica: existe tratamento cirúrgico?
A sinusite crônica tende a ter efeitos persistentes e duradouros na rotina de quem convive com a doença. Isso inclui uma série de sintomas, como:
- obstrução nasal e congestão;
- Secreção nasal;
- redução do sentido do olfato;
- dor de cabeça ou na face.
Nesse sentido, a cirurgia (conhecida como sinusectomia) tem o objetivo de remover tudo aquilo que impede a drenagem dos seios da face.
Atualmente, dois métodos são aplicados para o tratamento da sinusite crônica: a videoendoscopia e a sinuplastia com balão.
A primeira é feita sem cortes externos e com o auxílio de um endoscópio para remover os obstáculos (tecido ou osso) dos caminhos de drenagem da secreção nasal.
A sinuplastia, por sua vez, é um método mais recente que pode ser indicado em alguns casos específicos. Ele consiste na inserção de um tubo no nariz do paciente com um balão, em uma das extremidades. Ao inflá-lo, as vias são descongestionadas.
Para quem a cirurgia é indicada?
Embora a cirurgia para sinusite crônica exista e seja eficaz, ela é indicada para pessoas com algumas características específicas, como:
- Quadro de rinossinusite crônica e de complicações decorrentes da doença (pode ser uma complicação ocular ou mucocele, entre outras);
- Quadros de rinossinusite crônica com sintomas que não atenuam por meio de medicações;
- Obstrução das vias lacrimais;
- Tumores nos seios da face.
No geral, o paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia para sinusite crônica. O que se torna algo de grande importância para a rápida recuperação e também a promoção quase que imediata da sua qualidade de vida.
Então, verifique quais possibilidades de tratamento você tem à sua escolha para se livrar dos incômodos e perigos associados da sinusite.
Quer saber mais sobre a cirurgia para sinusite crônica?
A cirurgia é vista como uma alternativa de impacto — especialmente, para casos persistentes e associados a outros agravantes. Mesmo assim, todo caso deve ser monitorado pelo médico para que outras opções contra a sinusite crônica sejam testadas.
O médico consegue planejar, por meio de sua especialização e do acompanhamento de sua situação, medidas de tratamento que favoreçam sua recuperação. E, uma vez que a cirurgia for indicada para lidar com a sinusite crônica, todas as etapas serão alinhadas com o paciente.
Convidamos você a conhecer a área de otorrinolaringologia da Sartor Medicina Integrada! Nossa equipe multidisciplinar conhece profundamente os efeitos e consequências da sinusite crônica e aguda, e pode atender suas dúvidas e auxiliar no seu tratamento.
Clique aqui e fique por dentro de tudo o que a Sartor Medicina Integrada pode fazer por você!