Sartor
Saúde

Hemorróidas: quais os sintomas e quando a cirurgia é necessária?

hemorroidas cirurgia

Primeiramente, se você sofre de hemorróidas, sabe o quão desconfortáveis ​​e debilitantes podem ser. Muitas vezes, as hemorroidas podem ser tratadas com medidas simples, mas em alguns casos a cirurgia se torna necessária.
Nesse sentido, abordaremos os sintomas das hemorróidas e quando a cirurgia é a melhor opção para restaurar seu bem-estar.

 

Você também pode gostar ::: Manchas escuras na pele: devo me preocupar?

Entendendo as Hemorróidas

Antes de mais nada, as hemorróidas são veias dilatadas que, podem ser internas (dentro do reto) ou externas (fora do reto). Dependendo do tipo e grau, é possível removê-las cirurgicamente. Alguns casos, de hemorroidas são tratados com medicamentos e medidas locais.
No entanto, a cirurgia pode ser necessária quando as hemorróidas são externas. Ou, acompanhadas de prolapso, tornando-se mais sintomáticas. Ou, quando há complicações que não respondem ao tratamento com analgésicos e pomadas.

Sintomas de Hemorróidas

As hemorróidas podem causar uma série de sintomas desconfortáveis, incluindo dor, por exemplo, sangramento durante ou após as evacuações e um nódulo sensível ao redor do ânus. Em estágios mais avançados, as hemorroidas podem prolapsar, o que significa que saem do ânus durante as evacuações.

Tratamento Inicial 

Em primeiro lugar, a maioria dos casos de hemorroida são gerenciada, com tratamento não cirúrgico.  Dessa forma, mudanças na dieta, aumento da ingestão de fibras, uso de pomadas anestésicas e banhos de assento geralmente aliviam os sintomas e promovem a cura.  Por isso, estilos de vida saudáveis, como o hábito intestinal regular e manter-se hidratado, também são importantes.

Classificação do grau de Hemorróidas

Existem diferentes tipos de cirurgias para tratar as hemorróidas, variando desde procedimentos menos invasivos realizados em consultório até cirurgias mais complexas que requerem internação hospitalar.
O tipo de cirurgia recomendado dependerá da gravidade dos sintomas e da presença de complicações.
As hemorróidas, são classificadas em graus de acordo com sua gravidade:

  • Grau 1: sem exteriorização.
  • Grau 2: exteriorização que reduz espontaneamente.
  • Grau 3: exteriorização que reduz com manobra digital.
  • Grau 4: exteriorização irredutível 


Além disso, existem as hemorroidas externas, que ficam na parte exterior do ânus. Nesse caso, estas também podem ser removidas através de cirurgia. Isso, porque costumam causar mais sintomas, como dor e sangramento anal.

 

Tratamento clínico:

O tratamento conservador consiste na associação das seguintes medidas, por exemplo:

 

  • Modificação da dieta e do estilo de vida
  • Medicamentos para alívio sintomático
  • Analgésicos e esteróides tópicos
  • Agentes venoativos (flebotônicos)
  • Agentes antiespasmódicos 
  • Banhos de assento (usados para relaxar o esfíncter).

 

Quando uma cirurgia de hemorróidas é necessária

 

A cirurgia é indicada em casos de hemorróidas internas que são grandes, e não respondem ao tratamento tradicional. Ou causam sintomas graves, como sangramento crônico ou prolapso. Sendo assim, existem várias opções cirúrgicas disponíveis, para remoção interna ou externa incluindo:

 

  • Ligadura com elástico: Nesse procedimento, uma banda elástica é colocada na base da hemorróida para interromper o suprimento de sangue, não é dolorosa. No entanto, pode causar desconforto leve. Usada para tratar hemorróidas internas de graus 2 a 3.
     
  • Coagulação infravermelha: Usada para tratar hemorróidas internas de graus 1 a 3. Esse tratamento utiliza luz infravermelha, com calor extremo, para fazer com que a hemorróida se retraia e diminua de tamanho. Geralmente, se realiza no consultório médico.  É, frequentemente, combinado com uma anuscopia, um procedimento que permite ao médico visualizar a área. A maioria das pessoas experimenta apenas desconforto leve durante o tratamento.

 

  • Escleroterapia: Indicada para tratar hemorróidas internas de até grau 2. Nesse procedimento, um produto químico é injetado na hemorróida. O que provoca a morte dos tecidos e interrompe o sangramento. Por outro lado, a maioria das pessoas experimenta pouco ou nenhum desconforto durante a aplicação do produto químico. Desse modo, essa pode ser uma opção melhor para pessoas que usam anticoagulantes, pois não envolve corte na pele.

 

  • Hemorroidectomia: Usada para tratar hemorróidas de graus 3 a 4, grandes hemorróidas externas, hemorróidas internas prolapsadas ou aquelas que não respondem ao tratamento não cirúrgico. 

 

Cuidados Pós-Operatórios da cirurgia de Hemorróidas

 

Logo após, a cirurgia de hemorróidas, é comum sentir dor retal e anal no pós-operatório.  Ou seja, medicamentos e tratamentos não farmacológicos podem ajudar na recuperação. Alguns medicamentos comumente prescritos incluem: Opioides e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

Portanto, deve-se evitar atividades que envolvam levantamento de peso ou esforço excessivo. Banhos de assento ajudam a aliviar o desconforto pós-cirúrgico e, consiste em mergulhar a área anal em alguns centímetros de água morna várias vezes ao dia, por cerca de 10 a 15 minutos cada vez.

Além disso, durante o primeiro mês após a cirurgia, recomenda-se mudanças na dieta, como consumir alimentos ricos em fibras e manter-se hidratado, para facilitar o trânsito intestinal.
Ter um estilo de vida saudável é fundamental para uma boa recuperação e evitar recorrência das hemorróidas. 


Tempo de Recuperação da cirurgia de hemorróidas

Desde já, o tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, dependendo do tipo e grau da hemorroida e da técnica realizada. Geralmente, os sintomas começam a melhorar em 1-2 semanas.
Dessa forma, é normal ter um pouco de sangramento retal após a cirurgia. Entretanto, recomendamos consultar o médico, para uma avaliação adequada, quando:

 

 

Consulte um especialista – CIRURGIÃO DO APARELHO DIGESTIVO OU COLOPROCTOLOGISTA 

 

Enfim, se você está lidando com sintomas de hemorroida e se pergunta se uma cirurgia é necessária, é fundamental consultar um especialista. 

Em conclusão, aqui na Sartor avaliamos sua condição e opções de tratamento, ajudando você a decidir a abordagem médica mais eficaz para você. Então,  Agende uma consulta conosco para obter o cuidado e o suporte que você precisa para lidar com as hemorroidas e recuperar seu conforto e qualidade de vida.

 

Dr. Bruno Vinicius Hortences de Mattos

CRM 161556 / RCQE 74477 / RQE 96125

sobre

Dr. Bruno Vinicius Hortences de Mattos

Leia mais artigos

Ginecologia e Mastologia

Parto normal ou cesariana: qual a melhor alternativa?

Dra. Fernanda Santos Belém

Endocrinologia

Desvendando mitos sobre diabetes: O que realmente você precisa saber

Dra. Jéssica Okubo

Gastroenterologia

Qual é a diferença entre gastrite e úlcera?

Dra. Bianca Pocopetz Facas

Medicina do estilo de vida

Quais os principais tipos de cuidados com os idosos?

Dra. Isabela Akie Shin-Ike