Sartor
Saúde

Mamoplastia de aumento: como é a recuperação?

Muita gente já conhece os principais motivos de fazer uma mamoplastia de aumento, e que não se trata apenas da busca por um efeito estético. Afinal de contas, esse tipo de procedimento também é aplicado para a recuperação de problemas de hipertrofia mamária ou mesmo de câncer de mama.

O que gera dúvida, contudo, tem mais a ver com o processo de recuperação. Ou seja: quais são os cuidados pós-cirúrgicos e o tempo necessário para retomar as atividades gradualmente.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar para você como funciona a recuperação da mamoplastia de aumento e te orientar para uma resposta completa e precisa sobre o assunto.

Boa leitura!

Mamoplastia de aumento: como é a recuperação?

O passo mais importante para ter uma recuperação plena e dentro dos prazos esperados é ouvir o seu médico. Por meio de suas orientações, todos os pacientes podem evitar situações imprevistas e garantir um pós-operatório menos desconfortável.

E, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a mamoplastia de aumento demanda uma série de pontos de atenção e cuidados.

Os principais deles estão relacionados à prevenção medicamentosa contra os episódios de dor que tendem a acontecer logo após a  colocação das próteses, por exemplo. Nesses casos, analgésicos dão conta.

Também, infecções eventuais são prevenidas pelo uso profilático de antibióticos. Enquanto isso, toda a atenção e cuidado com os curativos são fundamentais para garantir que a incisão cicatrize plenamente.

Existem, ainda, outros fatores que contribuem para a recuperação mais tranquila dos pacientes:

  • Dirigir, pegar peso e praticar exercícios físicos mais pesados devem ser atividades evitadas por 30 dias, pelo menos;
  • É importante não movimentar os braços acima dos ombros em até 1 mês após a mamoplastia de aumento;
  • É importante evitar dormir com o corpo de lado por cerca de 30 dias e, de bruços, por até 90 dias;
  • O uso de sutiãs de sustentação (ou cirúrgico) durante 1 mês também é recomendável;
  • Os pontos devem ser retirados no prazo estimado pelo seu cirurgião;
  • O creme hidratante deve ser aplicado apenas ao redor das mamas;
  • Os curativos devem ser trocados regularmente conforme orientação médica.

Com essas etapas cumpridas, a cicatrização vai ser mais eficiente e a recuperação mais ágil e livre de grandes imprevistos.

Mamoplastia de aumento: possíveis complicações

Por sua vez, uma série de riscos está presente na rotina de quem faz uma mamoplastia de aumento. Trata-se de um procedimento delicado, afinal, nem todo organismo reage da maneira esperada em 100% dos casos.

Uma das complicações mais comuns tem a ver com a recuperação do organismo com relação às incisões. E isso costuma causar, com o tempo, cicatrizes hipertróficas e, às vezes, que desenvolvem queloides.

Entretanto, são obstáculos que podem ser superados por meio de recursos clínicos e cirúrgicos.

Da mesma maneira, o desconforto inicial de dores é amenizado gradualmente e, logo após os primeiros dias, eles desaparecem. Daí, inclusive, a importância de estar em contato com o seu médico para fazer uso de analgésicos e anti-inflamatórios para resolver o problema prontamente.

Outro ponto de atenção tem a ver com a sensibilidade nas mamas, algo comum e que melhora gradativamente, podendo voltar 100% ao normal em até 6 meses.

Além desses fatores, todo tipo de sintoma fora do comum deve ser mencionado imediatamente para o médico, a fim de diagnosticar e resolver o imprevisto.

A recuperação da mamoplastia de aumento é, portanto, um processo lento. Contudo, todas as mudanças são perceptíveis, o que traz alívio de maneira constante.

Alguma dúvida sobre a recuperação da mamoplastia de aumento?

Para ter um auxílio próximo e totalmente alinhado às suas necessidades, procure por uma equipe médica que alie conhecimento técnico, tecnologia de ponta e profundo interesse e familiaridade com as suas expectativas.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o processo de recuperação da mamoplastia de aumento e quiser agendar uma consulta médica para esclarecê-las,  entre em contato conosco.

Podemos conversar para compreender melhor o seu caso em particular!

sobre

Sartor

Contamos com profissionais com formação de excelência, clínicos e cirurgiões dos melhores hospitais do país, com abordagem multidisciplinar desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais artigos

Beleza e Bem-estar

Cuidados essenciais com o sol no verão

Dra. Fabiana Gadotti Cerulli

Beleza e Bem-estar

Como tratar a foliculite?

Dra. Fabiana Gadotti Cerulli

Beleza e Bem-estar

Manchas escuras na pele: devo me preocupar?

Dra. Fabiana Gadotti Cerulli

Beleza e Bem-estar

Lipo HD ou Lipoaspiração de alta definição: Como obter os melhores resultados estéticos?

Sartor