Sartor
Saúde

O que é hipotireoidismo e quais são suas causas?

Antes de falarmos sobre hipotireoidismo, você sabe dizer o que é a tireoide?

Por ser uma glândula determinante para esse problema, vale entender o que ela significa para a manutenção da nossa qualidade de vida. Afinal, a tireoide tem participação ativa no funcionamento harmônico do corpo a partir dos hormônios que ela libera — o T4 (tiroxina) e o T3 (triiodotironina).

Os hormônios tireoidianos são responsáveis por estimular o metabolismo, assegurando o funcionamento de processos bioquímicos em nosso organismo.

E o hipotireoidismo se caracteriza pela baixa ou, mais raramente, nenhuma produção desses hormônios. Para entender o que isso acarreta na vida das pessoas, siga com a leitura deste post!

Hipotireoidismo: o que é?

Hipotireoidismo é uma situação que ocorre quando a tireoide produz hormônios em menor quantidade. O problema pode estar na própria tireoide ou na produção do TSH, que é um hormônio produzido na hipófise e que tem a função de estimular a tireoide.

No geral, esse problema de saúde acomete mais mulheres, mas pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente de gênero ou idade.

Inclusive, recém-nascidos podem desenvolver o hipotireoidismo —conhecido como congênito. O tempo de resposta, nesses casos, deve ser imediato. E, geralmente, o problema é identificado no Teste do Pezinho.

Hipotireoidismo: quais são as causas?

Na população adulta, o hipotireoidismo pode ocorrer por diferentes motivos. Abaixo, vamos apresentar os principais deles:

  • Tireoidite de Hashimoto (doença autoimune que leva à destruição da tireoide);
  • falta (ou excesso) de iodo na dieta cotidiana;
  • após cirurgia de retirada total ou parcial da tireoide;
  • radiação na região cervical;
  • após cirurgia na glândula hipófise.

Conhecer as causas do hipotireoidismo é fundamental para identificar o problema o quanto antes. E, assim, é possível conseguir o tratamento adequado com agilidade e precisão.

Quais são os sintomas?

Para ir a fundo na suspeita de hipotireoidismo, você pode avaliar quais são os principais sintomas da doença, como:

  • alterações do colesterol no sangue;
  • fadiga constante e excessiva;
  • alterações do sono, principalmente com sonolência aumentada;
  • menstruação irregular;
  •  alterações do humor, com tendência a humor deprimido;
  • falhas de memória;
  • dores musculares;
  • queda de cabelo;
  • unhas fracas e quebradiças;
  • ganho de peso;
  • intestino preso;
  • pele seca.

Nem todos os sintomas se revelam de uma vez, mas é importante compreendê-los em sua totalidade. Dessa maneira, você pode contabilizar esses sinais e levar suas preocupações para a consulta médica com um especialista.

Veja também: quais exames são realizados em um check-up médico.

Existem complicações associadas ao hipotireoidismo?

Sem o diagnóstico e o tratamento adequados, o hipotireoidismo tende a causar desconfortos escaláveis — tanto física quanto mentalmente.

Além disso, os níveis de colesterol alterados podem  trazer riscos associados. Um deles — bastante grave, inclusive — é o risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Como proceder diante de uma suspeita de hipotireoidismo?

O diagnóstico deve ser feito por meio de uma consulta com o endocrinologista. Para isso, ele solicita exames que mensuram a dosagem dos hormônios, como o TSH, produzido pela hipófise, e os hormônios tireoideanos.

Se os níveis estiverem abaixo do parâmetro considerado ideal, a causa deve ser investigada e o tratamento específico para cada paciente deve ser avaliado o quanto antes possível.

Até por isso, o tratamento realizado por especialistas é fundamental para a recuperação da sua saúde e da qualidade de vida gradualmente. O primeiro passo que você deve seguir é a busca por mais conhecimento.

Saiba mais sobre o hipotireoidismo e condições similares navegando através de nossa Central Educativa ou entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e agendar uma consulta!

sobre

Sartor

Contamos com profissionais com formação de excelência, clínicos e cirurgiões dos melhores hospitais do país, com abordagem multidisciplinar desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais artigos

Saúde hormonal

Sinais de alerta: Quando consultar um urologista

Dr. Guilherme Gentile

Medicina do estilo de vida

Problemas de sono em idosos

Dra. Isabela Akie Shin-Ike

Saúde hormonal

Tireoidite de Hashimoto: causas, diagnóstico e tratamento

Dra. Jéssica Okubo