Sartor
Saúde

Principais exames do check-up médico

check-up médico consiste em uma série de exames essenciais na prevenção de doenças. Na maioria das vezes, o clínico geral é o responsável por solicitá-los.


Através deles, é possível ter uma visão geral da saúde do paciente e descobrir se o mesmo apresenta alguma condição ou doença. Neste post vamos esclarecer algumas questões sobre o 
check-up médico. Confira!

O que é o check-up médico e a sua importância

Os exames feitos no check-up médico auxiliam na prevenção de doenças e no cuidado ao paciente, antes mesmo de qualquer complicação de saúde. Afinal, é muito mais simples iniciar um tratamento de forma precoce do que quando a doença se encontra  em um estágio avançado.


Através do 
check-up médico é possível avaliar fatores de risco para diferentes condições médicas que podem se manifestar com o avanço da idade ou através de histórico familiar, como o câncer.


Além disso, os exames de rotina ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas ou fatais, monitorando problemas de saúde já existentes e diminuindo o risco de um 
agravamento do quadro.

Qual é a hora de realizar o check-up médico?

A frequência para a realização do check-up médico vai depender da idade do paciente, histórico médico, fatores de risco e estado de saúde atual.

O mais indicado é  que os exames sejam feitos uma vez a cada 3 anos em casos no qual o paciente tem menos de 50 anos. Depois disso é recomendado realizar esse acompanhamento pelo menos uma vez por ano.


Caso o paciente seja portador de uma 
doença crônica, é preciso consultar o médico e realizar exames com mais frequência, independente da idade.

Conheça os exames essenciais para um bom check-up

Dependendo do gênero, idade, histórico familiar e do estado de saúde, o médico vai determinar quais são os exames apropriados para serem realizados.

 

Conheça abaixo os mais comuns solicitados durante um check-up médico:

Colesterol

Este exame deve ser feito para coletar as informações principalmente sobre o colesterol ruim, tendo como finalidade avaliar e prevenir o risco de um acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

Glicose no Sangue

Esse exame mede a quantidade de açúcar no sangue e verifica se o paciente tem diabetes ou pré-diabetes.

Exame de Pele

Para determinar se há alterações nas manchas, sardas e outras marcas de pele.


Caso exista um histórico familiar de 
câncer de pele, é aconselhável realizar o exame com maior frequência.

Rastreamento de Câncer Colorretal

Exame que é realizado a partir de fezes, com a finalidade de rastreamento de câncer no cólon ou reto verificando se há sangue ou crescimentos de tecido chamados pólipos. Quem tem risco de desenvolver a doença pelo histórico familiar deve começar a realizar esses exames antes dos 50 anos.

Mamografia

Exame de raio-X que procura alterações nos seios. Deve ser realizado anualmente por mulheres a partir dos 40 anos.

Exame Ginecológico Preventivo

É um exame que deve ser realizado anualmente e que tem como objetivo verificar se existem alterações no colo do útero que podem evoluir para um câncer.

Exame de próstata

Exame altamente indicado para homens com mais de 40 anos para identificar se existe câncer na próstata. Pode ser feito a partir de um exame de sangue denominado teste de PSA (antígeno prostático específico) ou também um exame retal.

Densitometria óssea

Com a idade, os ossos se tornam mais finos e fracos, podendo levar ao surgimento de condições como a osteoporose e osteopenia. Por isso, o exame de densitometria óssea deve ser realizado todos os anos por pessoas pessoas da terceira idade.

O procedimento é realizado através de um aparelho de dupla emissão de raio-X, com baixa dosagem de radiação.

Faça exames regularmente, cuide da sua saúde!

Para se alcançar uma melhor qualidade de vida e saúde, é preciso realizar os exames de check-up de forma regular.

O clínico geral é um grande aliado e o responsável por encaminhar o paciente para a especialidade correta conforme os resultados dos exames. Dessa forma, o paciente terá um tratamento adequado a sua real condição.


Conseguiu entender por que o check-up é tão importante? Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e não esqueça de continuar acompanhando a nossa 
central educativa.

sobre

Sartor

Contamos com profissionais com formação de excelência, clínicos e cirurgiões dos melhores hospitais do país, com abordagem multidisciplinar desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais artigos

Ginecologia e Mastologia

Parto normal ou cesariana: qual a melhor alternativa?

Dra. Fernanda Santos Belém

Endocrinologia

Desvendando mitos sobre diabetes: O que realmente você precisa saber

Dra. Jéssica Okubo

Gastroenterologia

Qual é a diferença entre gastrite e úlcera?

Dra. Bianca Pocopetz Facas

Medicina do estilo de vida

Quais os principais tipos de cuidados com os idosos?

Dra. Isabela Akie Shin-Ike