Sartor
Saúde

Problemas de sono em idosos

problemas de sono

Primeiramente, você já notou que, à medida que envelhecemos, a qualidade do sono pode diminuir? Isso não é incomum. Os problemas de sono em idosos são uma questão importante que afeta a qualidade de vida.

Nesse sentido, vamos explorar as causas e as possíveis soluções para problemas de sono em idosos.

 

Você também pode gostar ::: Como tratar a foliculite?

 

O que é sono?

 

Antes de mais nada, o sono é um aspecto fundamental da nossa saúde e do nosso bem-estar, essencial para a restauração do corpo e da mente.

 

Padrão de sono no idoso: Compreendendo a causa dos problemas de sono

 

À medida que envelhecemos, algumas alterações fisiológicas – ou seja, naturais do envelhecimento –  podem ocorrer. Em geral, os idosos tendem a dormir menos horas do que os jovens e podem ter maior dificuldade em manter um sono contínuo.
Isso ocorre devido a mudanças na estrutura do sono, como maior tempo para pegar no sono, sono mais superficial e maior dificuldade de voltar a dormir quando ocorre um despertar.
Além disso, existem outros fatores que não são naturais do envelhecimento que podem contribuir para alterações do sono, como condições médicas (por exemplo, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas), algumas medicações ou até mesmo o próprio estilo de vida.

 

Identificando os sinais problemas de sono em idosos

 

Os sintomas de problemas de sono em idosos podem variar, mas frequentemente incluem insônia, sonolência durante o dia, ronco e dificuldade em adormecer. Como resultado, esses problemas podem ter um impacto significativo na vida diária e no bem-estar geral.

 

Como melhorar o sono aplicando a higiene do sono

 

A higiene do sono consiste em adotar comportamentos e condições ambientais que promovam um sono de qualidade.
Dessa forma, isso inclui, por exemplo, estabelecer uma rotina regular de sono, criar um ambiente propício para o descanso, evitar o consumo de cafeína e de álcool antes de dormir e realizar atividades físicas regularmente. Logo, todos são hábitos saudáveis para serem considerados.

 

Ou seja, quando praticamos uma boa higiene do sono, estamos dando ao nosso corpo e mente as condições ideais para descansar e se recuperar. Por outro lado, uma má higiene do sono pode levar a problemas como insônia, sonolência diurna, dificuldade de concentração e irritabilidade.

 

O uso de dispositivos eletrônicos com telas antes de dormir, também deve ser evitado, pois a luz emitida por eles pode atrapalhar a qualidade do sono

 

 

Benefícios da higiene do sono

 

Finalmente, praticar uma boa higiene do sono traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. Além de melhorar a qualidade do sono, essas medidas também contribuem para:

 

  • Aumento da disposição durante o dia;
  • Melhora da concentração e da produtividade;
  • Auxílio na prevenção de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão;
  • Melhora do humor e bem-estar geral.

 

Agende uma consulta e cuide da sua da saúde – Geriatria

 

Enfim, se você é um idoso ou cuida de alguém que enfrenta problemas de sono, não hesite em agendar uma consulta conosco.

 

Aqui na Sartor, contamos com especialistas em sono que estão preparados para fornecer avaliações detalhadas, diagnosticar problemas subjacentes e criar planos de tratamento personalizados para promover um sono reparador.

Lembre-se, um sono de qualidade é essencial para o bem-estar e a vitalidade em todas as fases da vida.
Portanto
, agende uma consulta hoje e inicie sua jornada para uma noite de sono tranquila e restauradora.

 

Dra. Isabela Akie Shin-Ike 

Número de registro em conselho (CRM, CRP, CRN, etc.): 185965

RQE: 92838

 

sobre

Dra. Isabela Akie Shin-Ike

Cursou Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante a faculdade, recebeu uma bolsa para “graduação sanduíche” na Université de Bordeaux (França), na qual teve intenso contato com a cultura e a medicina francesa, com práticas clínica hospitalar e ambulatorial durante um ano. Em 2017, mudou-se para São Paulo para cursar a residência médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), onde conheceu os membros do corpo clínico da Sartor - Medicina Integrada. Também no HCFMUSP, fez a residência médica em Geriatria, com intensa vivência nos mais diversos âmbitos de atenção ao idoso.

Leia mais artigos

Ginecologia e Mastologia

Parto normal ou cesariana: qual a melhor alternativa?

Dra. Fernanda Santos Belém

Endocrinologia

Desvendando mitos sobre diabetes: O que realmente você precisa saber

Dra. Jéssica Okubo

Gastroenterologia

Qual é a diferença entre gastrite e úlcera?

Dra. Bianca Pocopetz Facas

Medicina do estilo de vida

Quais os principais tipos de cuidados com os idosos?

Dra. Isabela Akie Shin-Ike