Hoje, pensar na promoção da saúde é ter um olhar mais holístico para a medicina. Mas, o que isso significa? Que é preciso observar o paciente em sua totalidade.
É nesse contexto que o acompanhamento longitudinal torna-se fundamental. Além de trazer inúmeros benefícios, ele prioriza o cuidado a longo prazo e o desenvolvimento da relação médico-paciente.
Inclusive, essa é uma das premissas da Atenção Primária à Saúde (APS). Considerada o primeiro nível de atendimento, a APS tem como objetivo a prevenção primária e promoção da saúde.
Ela é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a base para todas as clínicas de medicina integrada.
Sendo assim, você sabe qual é a relação entre a APS e o acompanhamento longitudinal?
A gente te explica! Basicamente, esses dois conceitos se conectam no seu propósito que é o desenvolver a atenção integral ao paciente.
Desse modo, a multidisciplinaridade se torna essencial.
Continue acompanhando a leitura e entenda como você pode usar o acompanhamento longitudinal para garantir a promoção da saúde.
Como o acompanhamento longitudinal atua na promoção da saúde e prevenção de doenças?
O acompanhamento longitudinal funciona relacionando dois conceitos importantes: vamos a eles.
A promoção da saúde é a capacidade do indivíduo de assumir o controle da sua condição física e mental, e melhorá-la. Já a prevenção de doenças é o conjunto de estratégias que procuram:
- Evitar e reduzir o risco de doenças;
- Identificar precocemente e reduzir as complicações de uma condição clínica;
- Reduzir ou evitar danos causados por intervenções agressivas aos pacientes.
É buscando atender a esses parâmetros que o método de cuidado contínuo é tão necessário.
Seu propósito é garantir um acompanhamento permanente durante diversas etapas da vida do paciente. Assim, o médico consegue criar um histórico completo, que leve conta todos os aspectos físicos, emocionais, ambientais e sociais do indivíduo.
Talvez você esteja se perguntando quando buscar esse método. Afinal, vale para todas as idades?
A resposta é sim. A promoção da saúde é uma prática que envolve todo o ciclo de vida de alguém. Por isso, optar por um acompanhamento longitudinal é uma maneira de ter um histórico de saúde completo durante toda a vida.
Além disso, esse histórico é essencial para o diagnóstico precoce de doenças. Por exemplo, é possível que você apresente alguma condição médica identificada na infância que só foi se manifestar na vida adulta.
Com o registro de cuidado contínuo, é possível ir à raiz do problema, como em casos de doenças genéticas. Quando o acompanhamento se estende a toda família, o diagnóstico acaba sendo ainda mais eficiente.
Para os idosos, o cuidado contínuo também é muito importante. Além de evitar tratamentos e intervenções médicas agressivas, é possível melhorar a qualidade de vida.
Acompanhamento longitudinal: relação médico-paciente
Perceber que nem sempre as causas das condições clínicas são físicas exige que o médico tenha uma relação de escuta com o paciente.
Isso significa que o processo de atendimento não se resume apenas a uma lista de sintomas. Ele envolve princípios essenciais como:
- Estar presente;
- Conversar e ter sensibilidade;
- Agir conforme o melhor interesse do outro;
- Garantir a reciprocidade.
Por isso, para que esse método de promoção da saúde funcione, a construção de um vínculo de confiança é essencial.
Algumas vezes, apenas a relação com o médico já têm propriedades terapêuticas. Uma simples conversa pode ajudar o paciente a ter um senso de controle maior sobre si, sua saúde e o mundo em que está inserido.
Afinal, o cuidado contínuo significa um envolvimento completo do profissional com o paciente.
Cuide da sua saúde todos os dias
Cuidar da saúde é mais que agir só quando o problema aparece. Na verdade, é agir para evitar que ele aconteça.
Quando o profissional se propõe a olhar o paciente de maneira completa, a promoção da saúde começa a ser praticada com excelência.
Afinal, entender como o corpo funciona, em todos os aspectos físicos e emocionais, é o primeiro passo para garantir o bem-estar e a qualidade de vida.
A Sartor conta com diversos profissionais que irão te auxiliar em seu acompanhamento longitudinal, como por exemplo, a especialidade de Cardiologia e Clínica Médica.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre promoção da saúde.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e não deixe de acompanhar outros assuntos na nossa central educativa.