Sartor
Saúde

Quais os exames mais importantes para fazer aos 60 anos?

Envelhecer é nada mais que a somatória daquilo que fazemos todos os dias ao longo dos anos. Para garantir um envelhecimento saudável com qualidade de vida, de forma a manter a independência e a autonomia, precisamos cuidar diariamente da nossa saúde.

Clique aqui para agendar sua primeira consulta

Quais os exames que uma pessoa deve fazer aos 60 anos?

Conforme envelhecemos, algumas mudanças ocorrem naturalmente no nosso organismo, como menor quantidade de massa muscular, menor quantidade de água corporal, menor velocidade de metabolização de medicações. Tais mudanças podem causar maior susceptibilidade a algumas condições, como por exemplo, maior risco aos efeitos adversos de medicações, maior risco de desidratação.

Assim, alguns exames podem ser úteis para a avaliação da saúde de forma global, para a prevenção de doenças, como também para a detecção precoce de condições que aumentam o risco de desenvolver certas doenças e suas complicações.

Você pode gostar também: Promoção da saúde (check-up): a prevenção de doenças com acompanhamento longitudinal

Alguns exames são simples e são realizados durante a consulta médica, como a  avaliação da pressão arterial. A hipertensão é uma doença muito comum e seu tratamento pode prevenir complicações graves, como lesões renais, oculares, doenças cardiovasculares.

Podemos citar, ainda, exames laboratoriais como a dosagem do colesterol e níveis de açúcar no sangue. Algumas vitaminas são importantes para o bom funcionamento do organismo, como a vitamina B12 e o ácido fólico.

Outro exame importante é a densitometria óssea, principalmente para mulheres após a menopausa. A partir deste exame, podemos avaliar a qualidade óssea e a presença de osteopenia ou osteoporose, condições que manifestam poucos ou nenhum sintoma mas podem aumentar o risco de fraturas ósseas e perda da independência.

Quando começar uma rotina de exames?

Cuidar da sua saúde ou da saúde de quem você ama deve começar o mais cedo possível!


Lembre-se que nenhum desses exames devem ser realizados sem 
orientação médica, a escolha e a frequência dos exames variam de acordo com cada pessoa e com as condições que apresentam, ou seja, a realização de exames deve ser feita de forma individualizada.

Por fim, é essencial poder contar com o auxílio no cuidado da sua saúde – e é esta a nossa missão: oferecer cuidados de qualidade em todas as fases da sua vida. Agende sua primeira consulta no link abaixo:

sobre

Dra. Isabela Akie Shin-Ike

Cursou Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante a faculdade, recebeu uma bolsa para “graduação sanduíche” na Université de Bordeaux (França), na qual teve intenso contato com a cultura e a medicina francesa, com práticas clínica hospitalar e ambulatorial durante um ano. Em 2017, mudou-se para São Paulo para cursar a residência médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), onde conheceu os membros do corpo clínico da Sartor - Medicina Integrada. Também no HCFMUSP, fez a residência médica em Geriatria, com intensa vivência nos mais diversos âmbitos de atenção ao idoso.

Leia mais artigos

Medicina do estilo de vida

Problemas de sono em idosos

Dra. Isabela Akie Shin-Ike

Saúde sênior

O que fazer para prevenir a osteoporose

Dra. Isabela Akie Shin-Ike

Saúde sênior

O que é a doença de Parkinson e quais são os sintomas?

Dra. Isabela Akie Shin-Ike

Saúde sênior

O que são cuidados paliativos? Como funcionam? E quais os benefícios para o paciente?

Sartor