Sartor
Saúde

Quais são os sintomas da doença celíaca?

A doença celíaca é uma condição de difícil diagnóstico e que representa grande sofrimento devido aos seus sintomas. Inclusive, ela pode se manifestar através de mais de 200 sintomas, tornando fácil confundi-la com outras condições. 


O problema é que esse longo período de diagnósticos incorretos, além de causar profundo sofrimento, também degrada a sua saúde e qualidade de vida. 


Mas antes de falarmos mais sobre os sintomas da doença celíaca, precisamos entender um pouco melhor o que ela representa. 


O que é a doença celíaca?

Esta é uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico ataca as células do organismo e causa uma resposta inflamatória. Neste caso, desencadeada pelo contato com o glúten. 


Por isso ela é caracterizada como a intolerância ao glúten, proteína encontrada em alimentos com farinha de trigo, aveia e seus derivados. 


O processo inflamatório desencadeado pela ingestão de glúten tem consequências graves para pessoas celíacas. Danificando o intestino e levando a atrofia das mucosas e má absorção de nutrientes. 


E pessoas que sofrem com esta doença convivem com sintomas constantes, os quais vão desde desconfortos intestinais leves até reações graves através da contaminação cruzada. 


Quais os sintomas da doença celíaca?

Os sintomas dependem do tipo de doença celíaca que o paciente tem. Basicamente, existem três categorias:


Doença celíaca clássica, na qual o indivíduo tem sintomas como dificuldade na absorção dos nutrientes, diarréia, gordura não absorvida nas fezes, perda de peso e, no caso das crianças, problemas de crescimento. 


Já a doença celíaca não clássica pode ser ainda mais complexa de diagnosticar. Neste caso o paciente pode apresentar: 

  • Desconfortos gastrointestinais leves, com ou sem sinais de má absorção de nutrientes;
  • Dores e distensão abdominal;
  • Anemia;
  • Fadiga;
  • Dores de cabeça;
  • Formigamento, dormência ou dor nas mãos e pés;
  • Deficiência de ácido fólico e vitamina B12;
  • Depressão 
  • Ausência de menstruação nas meninas e menopausa precoce nas mulheres;


Ainda temos a doença celíaca silenciosa ou assintomática. Apesar de não apresentar sintomas, o indivíduo apresenta a atrofia das mucosas intestinais, inchaço e refluxo. 


Se você sente algum dos desconfortos listados acima e acredita que eles estão ligado com o consumo de glúten, é hora de buscar orientação profissional. 


E aqui na Sartor você encontra esse tipo de cuidado especializado, com gastroenterologistas qualificados e prontos para auxiliá-lo. 
Clique no link abaixo e agende sua primeira consulta:

sobre

Dra. Bianca Pocopetz Facas

Graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ) através do programa PROUNI em regime de bolsa integral. Especialista em Clínica Médica pelo SUS/SP e Gastroenterologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Atua como médica assistente da UTI de Gastroenterologia e Transplante Hepático e como médica colaboradora do ambulatório de Doenças Metabólicas do Fígado e Hepatite Autoimune do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda na área de Hepatologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), orientada pelo Professor Dr. Eduardo Rachid Cançado.

Leia mais artigos

Gastroenterologia

Qual é a diferença entre gastrite e úlcera?

Dra. Bianca Pocopetz Facas

Gastroenterologia

Sinais de alerta para doença hepática alcoólica

Dra. Bianca Pocopetz Facas

Gastroenterologia

Hemorróidas: quais os sintomas e quando a cirurgia é necessária?

Dr. Bruno Vinicius Hortences de Mattos

Gastroenterologia

Quais as diferenças entre alergia à lactose e intolerância à lactose?

Dra. Bianca Pocopetz Facas