Sartor
Saúde

Quando considerar infiltrações para o tratamento da dor?

Quando a dor não melhora com medicação convencional ou fisioterapia, uma das opções de tratamento da dor é a infiltração.

Em outras palavras, você já se viu lidando com dores persistentes que parecem não ceder aos tratamentos convencionais? 

A dor pode ser um sintoma debilitante, impactando negativamente na qualidade de vida e no bem-estar geral. 

Neste artigo, conheceremos uma opção eficaz de tratamento, as infiltrações, e quando considerá-las para alcançar o alívio desejado. 

As infiltrações são procedimentos médicos invasivos que consistem na aplicação de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, por meio de uma injeção no local da dor com o objetivo de reduzir a inflamação e proporcionar alívio duradouro. 

Essa técnica altamente eficaz é realizada por profissionais qualificados, e usada ​​para tratar uma ampla variedade de condições e lesões ortopédicas ou neurológicas. 

Clique aqui para agendar uma consulta


Infiltrações para controle da dor

Pode ser realizada em várias articulações, como joelho, ombro, cotovelo e quadril. Logo, é uma grande aliada no tratamento de:

  • Dores Musculares: Contraturas e pontos-gatilho podem ser tratados efetivamente com infiltrações, relaxando a musculatura e atendendo a dor (por exemplo, um ponto-gatilho no pescoço é uma causa comum de dores de cabeça tensionais).
  • Dores na coluna: Pacientes que sofrem de dores crônicas na coluna podem encontrar alívio por meio de infiltrações.
  • Dores articulares: Quando ocorre inflamação em articulações como joelhos, quadris e tornozelos, as infiltrações podem ser indicadas para aliviar o desconforto e melhorar a mobilidade.
  • Limitações nas atividades do dia a dia:  Caso a dor esteja interferindo em suas atividades diárias, como trabalhar, praticar exercícios ou desfrutar de momentos com a família, é hora de considerar as infiltrações para recuperar sua qualidade de vida.

Você também pode gostar::: Como as pedras nos rins se formam? E quando procurar um médico?


Benefícios das infiltrações

Por se tratar de um procedimento rápido e invasivo, é recomendado principalmente para respostas rápidas a processos inflamatórios. Pode-se esperar:

  • Alívio direcionado: As infiltrações oferecem um tratamento direcionado para a fonte da dor, maximizando os resultados positivos.
  • Minimamente invasivas: São procedimentos seguros, realizados em hospitais, sem necessidade de internação.
  • Redução da dependência de medicamentos: As infiltrações podem reduzir a necessidade de medicamentos analgésicos de uso contínuo, evitando efeitos colaterais indesejados.
  • Melhora da qualidade de vida: Com a diminuição da dor, você poderá retomar suas atividades cotidianas e aproveitar a vida ao máximo.


Realizaremos uma avaliação completa para diagnosticar a origem da dor antes de recomendar as infiltrações. Com um diagnóstico preciso, podemos personalizar o tratamento para atender às suas necessidades específicas.


Aqui na Sartor, compreendemos o impacto que a dor pode ter em sua vida, e é por isso que oferecemos tratamentos de alta qualidade, como as infiltrações, para proporcionar o alívio que você merece. 

Se você está buscando uma solução eficaz para suas dores, agende uma consulta através do link abaixo!

Estamos prontos para ajudá-lo(a) a retomar sua saúde e bem-estar!

sobre

Dr. Éric Curi

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Cursou sua residência médica em Ortopedia e Traumatologia no IOT HC FMUSP, com formação em Cirurgia de Ombro e Cotovelo pela mesma instituição. Possui experiência internacional na Brown University Medical School (Ivy League USA) e Facultad de Medicina Universitat de Barcelona. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e é médico do corpo clínico dos Hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e Samaritano.

Leia mais artigos

Saúde cardiovascular

Qual o papel do anestesista durante a cirurgia?

Dra Gabriela Amaral

Ortopedia

5 dicas para evitar distensões musculares

Dr. Éric Curi

Tratamento da dor

Detectando sinais: Um olhar sobre nódulos cervicais

Dra. Cindel Nogueira Zullino

Reumatologia

Fibromialgia: Abordagens práticas para lidar com a dor crônica

Dr. Carlos Emilio Insfrán Echauri