O que é a lipoenxertia?
Lipoenxertia é o nome da técnica responsável pela transferência de gordura de uma área do corpo para outra. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, esse procedimento foi descrito inicialmente no final do século 19 e, desde então, aprimorado continuamente.
Este texto explicará os processos envolvidos nesse procedimento e, finalmente, a pergunta: a lipoenxertia dura quanto tempo?
Como é realizada a cirurgia?
A lipoenxertia é composta basicamente de três etapas:
- Captação de gordura através de lipoaspiração;
- Lavagem, decantação e preparo da gordura para a transferência;
- Aplicação da gordura no local desejado.
Uma das vantagens da lipoenxertia é justamente a primeira de suas etapas: a lipoaspiração. A gordura é retirada de locais onde esteja disponível ou em excesso, o que favorece a melhora do contorno corporal e o tratamento de gorduras localizadas. Todas essas etapas são fundamentais para entender umas das principais dúvidas de hoje: a lipoenxertia dura quanto tempo?
Quais as aplicações da lipoenxertia?
Com o passar dos anos e o aprofundamento do conhecimento sobre a técnica, as aplicações foram ampliadas. Hoje em dia, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, a lipoenxertia pode ser utilizada de forma complementar aos procedimentos realizados nas seguintes regiões do corpo:
Face
Com o envelhecimento, os ossos, músculos e a própria gordura da face tornam-se menos volumosos, deixando o rosto com aspecto cansado, flácido e retraído. Embora o facelifting promova tanto a retirada do excesso de pele quanto a tração da musculatura, o rejuvenescimento facial torna-se mais natural e completo apenas quando o volume perdido ao longo dos anos também é reposto.
Mamas
A lipoenxertia pode ser utilizada nas cirurgias da mama de diversas formas. Pacientes que desejam a utilização de próteses de mama mas ainda assim um resultado natural e personalizado podem ser candidatos a essa técnica, que permite o posicionamento da gordura ao redor dos implantes.
Além disso, pacientes que desejam realizar uma mamoplastia sem a utilização de implantes também podem se beneficiar. Por fim, a lipoenxertia é um procedimento fundamental nas pacientes submetidas a reconstrução de mama, principalmente quando a radioterapia é indicada.
Glúteos
A beleza e a naturalidade dos glúteos é um desejo de muitas pacientes que buscam o cirurgião plástico. Entretanto, as técnicas para que o resultado sonhado seja obtido envolvem tanto a retirada da gordura de regiões onde está em excesso quanto a colocação da gordura em regiões menos favorecidas, promovendo assim a melhora global dos glúteos.
Medicina regenerativa
Apesar de sua ampla utilização na cirurgia plástica estética, as propriedades da lipoenxertia continuam a ser ampliadas continuamente. Ao serem descobertas células tronco com propriedades regenerativas nos tecidos gordurosos, o uso dessa técnica para o tratamento de feridas, queimaduras, osteoartrite, doenças gastrointestinais e muitas outras ganha continuamente mais atenção da comunidade científica em busca de validação e melhora na qualidade de vida dos pacientes.
Mas, afinal, a lipoenxertia dura quanto tempo?
Os resultados da lipoenxertia tornam-se mais evidentes após cerca de três a seis meses, quando o inchaço da cirurgia regride. Neste período, é esperado uma perda natural de aproximadamente 30% do volume. Entretanto, após esse período, o resultado encontrado será permanente e poderá ser apreciado durante muitos anos pela frente.
Eu posso me beneficiar da lipoenxertia?
Agora que você já sabe quanto tempo dura a lipoenxertia, se estiver pensando em realizar cirurgia plástica nas regiões do corpo descritas acima, consulte seu médico sobre os benefícios e os possíveis riscos relacionados ao procedimento.
Se interessou pelo assunto? Conheça outros procedimentos estéticos na nossa central educativa!