A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica, a qual afeta o intestino e causa diversos desconfortos e inconvenientes na vida de um indivíduo. E, infelizmente, as mulheres são o alvo mais suscetível.
Segundo um estudo científico de 2011, cerca de 12% dos brasileiros sofrem com a Síndrome do Intestino Irritável. Porém, é interessante ressaltar que cada vez mais os sintomas da SII são ignorados. Um dos motivos para isto estaria na diminuição da qualidade da dieta da população em geral, o que normaliza tais sintomas. Algo muito perigoso no longo prazo.
Clique aqui para agendar uma consulta
O que é a Síndrome do Intestino Irritável?
A SII – Síndrome do Intestino Irritável – é uma condição crônica caracterizada por dores abdominais constantes, inchaço, diarréia ou constipação e náusea.
E por ser uma condição multifatorial, alguns possíveis agentes causadores são a dieta, a genética e a saúde mental.
Por exemplo, alimentos inflamatórios como ultraprocessados e fast food, precisam de mais tempo para a digestão, o que aumenta a produção de ácido clorídrico (HCl). Por isso é tão comum você sentir azia ou até mesmo dores após consumir algum alimento assim. E isto, no longo prazo, pode criar uma condição crônica de desconfortos, evoluindo para a SII.
Ainda, a genética exerce um papel importante na forma como o intestino funciona. Ou seja, você pode ter maior tendência à sensibilidade.
Já a saúde mental pode ser um fator muito forte nesta síndrome, visto que, o eixo cérebro-intestino é muito influenciado por problemas como depressão e ansiedade. Nesse sentido, é comum algumas pessoas sentirem dores abdominais e náuseas em momentos de estresse e tensão. E quando não tratado, o quadro pode evoluir para a SII.
Você pode gostar também::: Disfagia (dificuldade de engolir): por que acontece?
Como é o tratamento para Síndrome do Intestino Irritável?
O diagnóstico da SII é sempre clínico, visto que não há exames que detectem a sua presença.
Dessa forma, o seu médico gastroenterologista irá avaliar os sintomas e poderá solicitar alguns exames complementares para descartar a presença de outras doenças. Dentre os exames que podem ser necessários temos:
- Exame de fezes
- Exame de sangue
- Colonoscopia
- Ultrassom
Após a confirmação de SII, o tratamento é feito principalmente através de mudanças na dieta, além do uso de medicamentos para aliviar sintomas e melhorar sua qualidade de vida.
Por fim, gostaria de salientar neste artigo que sentir dores abdominais e dificuldades em ir ao banheiro nunca é normal. Em uma sociedade em que a indústria de alimentos diminui cada vez mais a qualidade da nossa comida, precisamos nos manter atentos aos sintomas e buscar formas mais saudáveis de nutrir nosso corpo.
Assim, além de prevenir a Síndrome do Intestino Irritável, você garante uma vida mais longa e com mais qualidade!
E se você gostou deste artigo, não deixe de se inscrever no nosso canal no youtube através do link abaixo!
Fonte: https://www.healthdirect.gov.au/irritable-bowel-syndrome-ibs
https://www.scielo.br/j/rpc/a/WMyvnLSqVkFjTkBZb6s8nBM/abstract/?lang=pt