Sartor
Saúde

Tireoidite de Hashimoto: causas, diagnóstico e tratamento

A tireoidite de Hashimoto é uma das doenças autoimunes mais comuns na população. Ela faz com que o próprio organismo produza anticorpos que atacam as células da tireoide, causando inflamação e podendo prejudicar a atividade da glândula tireoide.

Inclusive, a tireoidite de Hashimoto é a principal causa para a queda na produção de hormônios T3 e T4 e desenvolvimento de hipotireoidismo.

O que causa tireoidite de Hashimoto?

Embora ainda não exista um mapeamento claro sobre as causas exatas, a tireoidite de Hashimoto tem algumas raízes genéticas. Ou seja, você se torna mais propenso a desenvolver a doença se algum familiar próximo também tiver.

Como é feito o diagnóstico da tireoidite de Hashimoto?

A doença em si não tem sintomas, porém, com a degradação progressiva da tireoide, o paciente pode desenvolver hipotireoidismo. Dessa forma, os sintomas mais comuns incluem:

  • Ganho de peso
  • Cansaço
  • Intestino preso 
  • Pele seca
  • Unhas e cabelos fracos
  • Intolerância ao frio

Esse conjunto de sintomas faz parte do diagnóstico, além de exames como o ultrassom e dosagem sérica de TSH, T4 livre (T4L) e anti-TPO.

Clique para agendar sua primeira consulta

Existe cura?

Por ser uma doença autoimune, a tireoidite de Hashimoto não tem cura, mas tem tratamento!


O tratamento é focado nos cuidados com a tireoide e com o hipotireoidismo em si. Dessa forma, geralmente o médico prescreve reposição do hormônio tireoideano, além de ajustes na dieta e a inclusão de uma rotina de 
exercícios físicos para melhorar questões metabólicas.

Se sentir sempre cansado, indisposto, intolerante ao frio e com problemas intestinais não é algo normal. E ter atenção aos sintomas é fundamental para um tratamento de sucesso! Por isso, a informação correta pode ser o seu melhor amigo na hora de suspeitar de tireoidite de Hashimoto e investigar outras diversas questões que podem afetar sua saúde.


E se você busca viver uma vida longa e sem doenças, nos siga também nas redes sociais. Por lá, compartilhamos todos os dias dicas de prevenção e sinais aos quais você deve ficar atento. Nós estamos no 
Instagram e no Facebook.

sobre

Dra. Jéssica Okubo

Cursou Medicina na Faculdade de Medicina da USP, onde deu seguimento à formação com as residências de Clínica Médica e, posteriormente, Endocrinologia e Metabologia. Atualmente, tem a oportunidade de contribuir para a formação de alunos e residentes como preceptora da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia do HCFMUSP. Além disso, é médica do corpo clínico da Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein.

Leia mais artigos

Saúde hormonal

Sinais de alerta: Quando consultar um urologista

Dr. Guilherme Gentile

Medicina do estilo de vida

Problemas de sono em idosos

Dra. Isabela Akie Shin-Ike

Saúde hormonal

O que é hipotireoidismo e quais são suas causas?

Sartor